Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Economista Sheryl Sandberg é peça fundamental no setor tecnológico mundial

Ela se destacou na área da tecnologia a ponto de se tornar a quinta mulher mais poderosa do mundo, de acordo com a revista Forbes, e sem ter formação técnica em informática. Graduada em economia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Sheryl Sandberg, 42 anos, sabe transformar sites importantes em milhões de dólares. No cargo de diretora de operações (COO) da rede social Facebook, a ex-vice-presidente de operações do Google mostrou que mulher e computação combinam, mesmo quando a pessoa não é ligada ao universo dos códigos de programação, mas das cifras.

Sua trajetória de sucesso começou logo após a universidade. Destacando-se com uma das melhores notas do curso de economia, Sheryl conseguiu emprego com o professor Lawrence Summers no Banco Mundial. O segundo trabalho foi na empresa de consultoria McKinsey, que ela largou para ser novamente funcionária de Summers em 1996, quando o ex-mestre tornou-se secretário do Tesouro dos EUA, entre o fim do primeiro mandato de Bill Clinton e o início do segundo (em 1997). Em 2001, o então diretor-geral do Google, Eric Schmidt, a convidou e insistiu para que a economista entrasse para a companhia. Foi uma decisão sábia. Sheryl foi uma das pessoas que implantou o sistema de publicidade nos resultados de busca no site, responsável por 97% dos lucros do Google, e que rende cerca de US$ 30 bilhões por ano (cerca de R$ 54 bilhões).

Seis anos após ingressar no Google, Sheryl conheceu Mark Zuckerberg, criador do Facebook, em uma festa de Natal na casa do executivo Dan Rosensweig. Os dois começaram a trocar e-mails e a se encontrar para conversar sobre redes sociais, até que, em 2008, o Facebook contratou a norte-americana como COO. No cargo, ela foi responsável por toda a área de negócios e comunicações da empresa, incluindo as partes de marketing, vendas e gestão de recursos humanos.

Para resolver a questão de como tornar o Facebook um negócio rentável sem cobrar dos usuários pelo serviço, a diretora de operações se inspirou na estratégia adotada no Google e desenvolveu uma ferramenta de publicidade direcionada. Os anúncios são mais personalizados, ligados ao gosto do usuário e aos contatos dele no site. Foi mais uma estratégia certeira. De acordo com estimativas do banco Goldman Sachs, a rede social, que tem 31 milhões de usuários no Brasil, lucrou US$ 1 bilhão (R$ 1,79 bilhão) no ano passado.

Papel diferente

Segundo a especialista em sistemas de informação e bases de dados Mirella M. Moro, professora do Departamento de Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a importância de Sheryl para o mundo da tecnologia é diferente da usual, já que não tem ;background técnico; em informática ou computação. ;Na posição atual no Facebook, ela conseguiu transformar um produto técnico de qualidade em algo de excelente rentabilidade. A economista tornou a rede social ;da moda; um negócio lucrativo. Foram essas ações que a colocaram, desde 2008, na lista da Forbes das 50 executivas mais poderosas do planeta;, afirma Mirella.

A mestre em engenharia da computação Alessandra Garcia, professora de gestão em tecnologia da informação da Faculdade Cambury, de Goiânia, e especialista em processos empresariais, admira a competência e a paixão de Sheryl pelo próprio emprego. ;Eu até arriscaria brincar que, ;quando eu crescer, quero ser igual a ela;;, diverte-se. Para Alessandra, a COO do Facebook é uma pessoa centrada e objetiva, que consegue cumprir as propostas de seu trabalho e trazer o que todo empresário almeja: lucro e reconhecimento no mercado.

Alessandra ressalta que a tecnologia não é composta apenas pela área técnica da computação em si. ;Para um projeto dar certo e se tornar realidade, é necessário o envolvimento de áreas como gestão de pessoas e recursos, administração, finanças e muitas outras. É um trabalho em equipe com demanda de mão de obra qualificada;, diz. Mirella completa o raciocínio da colega: ;Acho que a mensagem principal é que, para manter uma empresa de produtos tecnológicos, é necessário ficar de olhos bem abertos para o negócio da companhia. Não adianta o produto ser fabuloso se não houver a pessoa certa para transformar tal produto em rendimentos. E foi esse o papel da Sheryl tanto no Google quanto no Facebook;.

Lições

Alessandra Garcia assegura que mulheres como Sheryl Sandberg são inspirações para como lidar e administrar bem a rotina de profissional, mãe e mulher. ;Ela é exemplo de que é possível ter carreira, casamento e filhos ao mesmo tempo, sem precisar abrir mão dos sonhos;, destaca, lembrando que Sheryl é mãe de um menino de 6 anos e de uma menina de 2.

Em novembro, Mirella teve oportunidade de assistir a uma palestra de Sheryl no evento Grace Hopper Celebration of Women in Computing ; em Portland, nos Estados Unidos ; sobre a relevância das mulheres na área da tecnologia.

;Entre várias coisas interessantes, ela disse que é muito tarde para a geração dela mudar a cultura dominantemente masculina que existe na nossa carreira e no mundo. Sheryl contou que o mundo precisa de nós, das gerações novas, para ser transformado;, recorda.

Ela e Alessandra relatam que, em palestras, Sheryl adverte que o número de mulheres ocupando posições de destaque no mercado, inclusive no de tecnologia, é de menos de 15%. ;Uma solução é, como pais, encorajar nossas filhas a usarem o computador e demais tecnologias tanto quanto encorajamos nossos filhos. Nós, pais, podemos ter medo da tecnologia, mas, se formos honestos realmente, nós estamos protegendo nossas filhas em função dos nossos medos;, conclui a especialista em sistemas de informação, com base nos ensinamentos da economista norte-americana.

Ambas as professoras consideram que redes sociais como o Facebook têm grande importância atualmente. ;As redes sociais mudaram drasticamente a maneira de as pessoas se comunicarem, assim como o e-mail tem feito desde a década de 1990. É um paradigma de comunicação completamente diferente, no qual é possível comunicar-se não apenas com amigos, familiares e conhecidos, mas com o público em geral. É um meio de comunicação que veio para ficar e que está evoluindo rapidamente;, detalha Mirella.