A Amazon apresentou nesta quarta-feira (28/9), em Nova York, seu primeiro tablet multimídia, o Kindle Fire, concorrente direto do iPad da Apple, líder do mercado. O Kindle Fire possui uma tela de 17,78 cm (7 polegadas), menor que os 24,6 cms do iPad, que também permite navegar pela web e ver vídeos.
O Kindle Fire tem acesso à internet por Wi-Fi, mas não traz suporte a redes 3G (celulares). O aparelho também não tem câmera e microfone. O sistema operacional do Kindle Fire é o Android, do Google, mas com uma interface própria, que foi desenvolvida pela Amazon.
A Amazon também lançou o leitor de livros eletrônicos Kindle Touch, com tela de tinta eletrônica (preto-e-branco) touch screen, por US$ 99 só com Wi-Fi ou US$ 149 com 3G grátis, e um Kindle mais simples, por US$ 79.
A data do lançamento será 15 de novembro. "São produtos de luxo a preços que não são de luxo", afirmou o fundador e presidente da Amazon, Jeff Bezos.
Atualmente, a Amazon envia os Kindles atuais aos compradores brasileiros. Mas, com impostos e frete, eles chegam a custar o dobro do valor cobrado nos Estados Unidos. A Amazon não informou quando os novos produtos vão estar disponíveis no Brasil.