Nova York - O gigante Americano da internet Google vai comprar o fabricante de telefones celulares Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares, com o objetivo de dar mais um impulso ao seu sistema operacional Android, segundo um comunicado geral publicado nesta segunda-feira (15/8). O Motorola Mobility foi um dos primeiros fabricantes de aparelhos celulares a optar totalmente pelo Android, um sistema de operação "aberto", ao contrário de seu grande rival, a Apple.
A Google propõe 40 dólares por ação da sua meta, o que representa para os acionistas da Motorola Mobility um aumento de 63% até o encerramento de seus títulos na quinta-feira (24,47 dólares). A operação teve apoio unânime do conselho administrativo dos dois grupos e seus promotores esperam concluí-la do fim de 2011 ao início de 2012. Se o Google faz habitualmente aquisições, suas presas são "start-up" que vêm complementar seu portfólio tecnológico. A compra da Motorola Mobility constitui uma operação de outra amplitude.
A operação marca também a chegada do grupo Mountain View, da Califórnia, no mundo do "hardware" (produtos), uma revolução, já que até o momento dominava apenas a área de operadoras ("software") e serviços. A Motorola Mobility é um produto da cisão ocorrida no início do ano no grupo Motorola, um dos pioneiros da telefonia móvel. A Motorola viu sua posição, antes dominante no mercado, desafiada pela Nokia, e depois pelas fabricantes de telefones multifuncionais, como a Apple e a RIM (BlackBerry).
Frente ao declínio acelerado de sua posição, o chefe do grupo, Sanjay Jha, apostou tudo no Android, obtendo algum êxito comercial. "A aquisição da Motorola Mobility, parceira devota do Android, vai permitir ao Google reforçar o ecossistema do Android e vai intensificar a concorrência na informática móvel", saudou o grupo amercicano. Apesar da compra da Motorola, o Google assegurou que o Android permanecerá aberto a todos os fabricantes de telefones. Esse sistema operacional já é um sucesso, porque equipa 43% dos 107,7 milhões de "smartphones" vendidos no segundo trimestre no mundo, segundo o escritório Gartner.
No segundo trimestre, a Motorola Mobility registrou uma prejuízo líquido de 56 milhões de dólares com uma receita de 3,34 bilhões de dólares, um aumento de 28% e superior às previsões do mercado.
Entre março e o início de julho, a empresa vendeu um total de 11 milhões de aparelhos celulares, sendo 4,4 milhões de telefones multifuncionais, mas apenas 440.000 tablets da marca Xoom.