É verdade que o mundo caminha cada vez mais para ser tolerante e menos homofóbico. Esse movimento agora invade o mundo dos games. A Klicrainbow lançou o jogo, exclusivo para iPhone, iPad e iPod Touch, SuperGay & the attack of his ex-girlfriends que, como indica o nome, traz um gay como protagonista da história que mistura intolerância, amizade, ciúmes, espionagem internacional, contrabando e ciência.
Tudo isso gera um jogo divertido, engraçado, com gráficos cativantes, mas que deixa a desejar na jogabilidade e no número curto de fases da primeira versão.
Ele é simples e, até o momento, conta com apenas oito fases ; a produtora vai disponibilizar mais 24 níveis em breve. O player encarna Tom Palmer, um cientista que trabalha no laboratório da noiva, Ilsa Himmler, e o sogro, Arnold Himmler. Os problemas na vida do personagem principal começam quando ele decide assumir que é gay. Pronto, a partir desse ponto a confusão está instalada e por conta de uma experiência malsucedida, ele adquire superpoderes e resolve lutar contra as falcatruas de sua ex-família.
Isso acontece porque Ilsa e Arnold estavam envolvidos em uma conspiração internacional que envolvia chineses, cubanos e russos ; é interessante notar a similaridade desses personagens com os líderes dos respectivos países. O plano era vender uma máquina de clonagem que seria usada para fins militares. No entanto, as experiências não saem como o planejado e a ex-noiva cria um batalhão de clones que desejam se vingar de Tom.
Esses eventos são importantes para entender a dinâmica do jogo. SuperGay é baseado no mais clássico dos estilos plataforma. Todo em 2D, o player se desloca para a frente e para trás, sem uso de profundidade ; como no tradicional Super Mario Bros para SNES. Os comandos são ativados pelo sistema touchscreen dos aparelhos da Apple, na tela há um espécie de direcional digital e botões que disparam socos, chutes e o Rainbow Ray (superpoder com um raio de arco-íris que mata todos os inimigos).
Fases
Apesar de ser um game de plataforma a maior parte do tempo, SuperGay & the attack of his ex-girlfriends também investe em alguns formatos que dialogam bem com o acelerômetro do iPad e do iPhone. Em um deles, o player precisa balançar o equipamento para juntar todas as figuras iguais que estão espalhadas pela tela. Em outro, é preciso acertar a combinação dos botões da máquina de clonagem para atingir o objetivo. Se as ideias são boas, a jogabilidade do game é fraca, principalmente, porque as respostas aos comandos são lentas e dificultam a briga contra o batalhão de clones.
Os gráficos são o destaque e são todos feitos no estilo cartoon ; utilizado nos desenhos animados. Extremamente colorido, SuperGay usa e abusa das cores, principalmente, do rosa, isso sem falar que, basicamente, os personagens masculinos têm como característica os corpos esculturais e os figurinos que deixam esses predicados aparecendo. As animações do game estão bem resolvidas e ágeis. Durante as oito fases jogadas no teste, não houve nenhum travamento dos quadros.
As animações também são muito utilizadas para explicar os eventos do game, já que os diálogos ocorrem como nas histórias em quadrinhos. Os personagens ficam estáticos e o player lê, mas não ouve, as frases dos personagens. Inclusive, a seleção de fases acontece em uma página de gibi. Outro ponto positivo dos gráficos é conferir um tom engraçado a SuperGay. As expressões de Tom, por exemplo, são exageradas e descontraídas ; o que casa com a proposta inicial, principalmente ao ser golpeado ou ao dançar para comemorar a ;saída do armário;.
No quesito som, o game não apresenta nada muito especial. Na verdade, a trilha sonora aparece somente durante as fases, apenas como acessório das ações dos personagens. Alguns efeitos são engraçados, como os gritos emitidos pelos personagens nos combates.
SuperGay & the attack of his ex-girlfriends lida com um tema polêmico, raramente abordado de forma tão direta pela indústria dos games. Mesmo sendo engraçado, exagerado e, por vezes, estereotipado, o jogo não cai no deboche nem no humor ofensivo. Na verdade, o título da Klicrainbow aborda temas sérios ; revelação para amigos e namoradas, preconceito, raiva ; de forma descontraída. Não é à toa que o lançamento oficial foi no Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho.
SuperGay & the Attack of his ex-girlfriends
Produção: Klicrainbow
Desenvolvimento: Klicrainbow
Exclusivo para iPhone, iPad e iPod
Número de jogadores: 1
Preço: US$ 2,99