A ameaça bateu à porta das mais de 100 mil lan houses do país durante os últimos cinco anos. Primeiro, vieram os computadores populares e os incentivos do governo para a inclusão digital, depois os pacotes de banda larga atrelados à tevê por assinatura a preços mais baixos e, assim, o acesso de casa ficou mais atraente do que ir até as lojas. A situação só não piorou, porque as empresas acharam um novo jeito de negócios, como os cursos profissionalizantes. Para melhorar ainda mais a situação desses estabelecimentos, a Microsoft anunciou o programa Clube Digital para levar uma melhor experiência na utilização dos computadores.
O objetivo é levar às lan houses brasileiras benefícios que incluem conteúdo exclusivo, suporte técnico e comercial, além de oportunidades de acesso a eventos, informações e programas de licenciamento com custo reduzido para donos dos estabelecimentos. ;É muito comum ver que as lan houses não tem o software atualizado e que não tem suporte da Microsoft. Por isso, estamos trazendo esse programa para ajudar ainda mais aos donos desses locais a prosperar;, explica Osvaldo Barbosa, diretor de Consumo e Online da Microsoft Brasil.
O Clube Digital conta com um portal para as empresas contendo informações sobre programas de alfabetização digital, capacitação, conteúdo para pequenas e médias empresas, ferramentas de desenvolvimentos, além de suporte, material de marketing, ofertas de licenciamento e softwares para apoio da administração dos estabelecimentos.
A lista de benefícios é extensa. ;O conteúdo é um deles. Há uma série de treinamentos on-line, que vão desde alfabetização digital até os mais sofisticados que podem ser oferecidos a seus usuários, aumentando o fluxo de pessoas. Há ainda uma série de ferramentas para melhorar o gerenciamento dos estabelecimentos;, ressalta Barbosa. As empresas que participam desse programa contam com preços especiais de licenças de Windows 7 Professional ; R$ 72 por computador, parcelado em 10 parcelas ; e Office 2010 (R$ 38 por computador). A parceria com um banco privado também deve facilitar o pagamento para os donos dos estabelecimentos. A instituição financeira vai dar a opção de parcelamento na compra dos softwares com taxas reduzidas.
Entre nessa
Por enquanto, serão atendidas 6 mil lan houses afiliadas ao CDI Lan ; empresa ligada ao Comitê para a Democratização da Informática ;, que busca criar produtos e serviços de capacitação e inclusão. ;Temos uma estimativa de que em três anos teremos mais de 50 milhões de pessoas acessando a internet nas houses. Essas empresas vão continuar a ser uma realidade no Brasil e também nos países emergentes. Esse programa vai ajudar a reforçar o papel das lan houses nas comunidades, levando serviços de comunicação e educação para a população;, explica Bernardo Faria, CEO da CDI Lan.
A lan house interessada em fazer parte do programa deve-se filiar ao CDI Lan e seguir o código de conduta. Para apresentar a novidade, a Microsoft e o CDI LAN farão parte de uma série de eventos para lan house pelo Brasil. ;Estamos disponibilizando vários softwares de capacitação, vamos monitorar essa primeira fase, entendendo o uso, o funcionamento para poder incluir novas promoções e produtos;, aponta Barbosa da Microsoft.
De olho nas regras
Para se filiar ao CDI Lan é preciso seguir o código de contudo a risca: garantir a privacidade e segurança dos usuários, a confidencialidade cadastral, dizer não aos conteúdos ilegais, controlar o acesso de menores de 18 anos, combater à evasão escolar, manter a concorrência leal, ter cuidado com o meio-ambiente, prover acesso de pessoas com necessidades especiais, divulgar campanhas sociais e respeitar à constituição do Brasil.
Mais informações