Enquanto todos esperavam entrada USB, câmera de 5MP e display de retina, Steve Jobs mostrou apenas uma tela com melhor definição, saída de som maior na parte traseira e câmera frontal VGA e traseira com capacidade para filmes em alta resolução (720p). Em compensação, a empresa da maçã fez um ;regime; no aparelho e ele ficou 33% mais fino e 15% mais leve que o modelo anterior. Além disso, com o chip dual-core A5 de dois núcleos, o processamento gráfico ficou nove vezes ainda mais rápido ; assistir a filmes e a vídeos da internet está melhor. A bateria continua com a duração de 10h.
Diante dos concorrentes, esses atributos do iPad 2 podem parecer ínfimos. Mas, aliados a uma interface intuitiva e a uma boa reputação da marca, eles foram os responsáveis por esgotar em apenas um dia o estoque nas lojas brasileiras. Além disso, nos testes realizados pelo Informática, o sistema multitouch do iPad foi o que se saiu melhor. Percorrer com os dedos as fotos (e fazer os movimentos de pinça), escrever e-mails, ;folhear; livros foi mais simples e mais intuitivo que nos outros modelos testados.
As funcionalidades do sistema operacional iOS 4 são um capítulo à parte no iPad 2 e um dos responsáveis pela Apple estar à frente da concorrência no campo dos tablets. A adoção de pastas e do sistema multitarefa ; que já podia ser visto no primeiro iPad ; deram pontos de usabilidade para o aparelho, ainda mais quando é preciso organizar os aplicativos adquiridos pela App Store. A estabilidade do sistema também é ponto forte, e mesmo com vários programas abertos, ele não trava e não reinicia abruptamente. Outra vantagem é que, ao contrário do iPhone, o iPad vem de fábrica ; independentemente do local onde foi adquirido ; desbloqueado e pode ser usado com qualquer operadora com serviços 3G.
Outras firulas fazem do iPad 2 o preferido do público. A smartcover (R$ 149) possibilita colocar em repouso o aparelho apenas fechando a capa. A adoção do Facetime ; para comunicação com vídeo ; e o aplicativo Photo Booth, que manipula as imagens, estão entre as novidades.
Mas nem tudo é perfeito. Apesar de ser vendido separadamente um adaptador para ligar um cabo USB ou pendrive, ele apenas lê arquivos de imagens. Não é possível, desse modo, passar textos para o aparelho. Outro problema continua sendo com a recepção do sinal wi-fi. Mesmo em um lugar onde outros aparelhos pegam bem a rede, no iPad, a conexão fica fraca. A necessidade de uso de um adaptador HDMI para conectar com a TV também seria facilmente dispensável. A questão do Adobe Flash nem merece ser citada, pois é algo já enterrado na Apple.
Compare
iPad 2 Playbook Motorola Xoom ZTE V9
Dimensões 185,7 x 241,2 x 8,8 194 x 130 x 10 249,1 x 167,8 x
(AxLxE mm) 12,9 192 x 110 x 12,6
Peso 601g (wi-fi) e 425g (wi-fi) 730g (wi-fi 3G) 403g (wi-fi 3G) 613g (wi-fi 3G)
Tela 9,7 polegadas 9,7 polegadas 10,1 polegadas 7 polegadas
(pixels) 1.024 x 768 1.024 x 600 1.280 x 800 800 x 400
Processador Apple A5 dual-core Tegra dual-core não informado dual-core de 1GHz de 1GHz de 1GHz
Memória 512MB 1GB 1GB 512MB
Sistema iOS 4 BlackBerry Android 3.0 Android 2.1 OS v1.0.3
operacional (Honeycomb)
Câmeras VGA (frontal) e 3MP (frontal) e 2MP (frontal) e 3MP (traseira) 0,7MP (traseira) 5MP (traseira) 5MP (traseira)
Bateria até 10 horas até 6 horas até 10 horas até 7 horas
Usabilidade ***** ***** **** **
Interface ***** ***** **** ***
Preço a partir de R$ 1.649 a partir de US$ 499 a partir de R$ 1.899 a partir de R$ 996 versão wi-fi de 16GB versão wi-fi de 16GB versão wi-fi 3G versão wi-fi 3G pela Tim