No primeiro dia oficial da Electronics Entertainment Expo (E3) 2011, a grande estrela foi a Nintendo. Após conferências mornas das empresas rivais Sony e Microsoft na véspera do evento, coube à criadora de Mario e Luigi gerar maiores ruídos entre os fãs de videogame. A grande novidade é o Nintendo WiiU, novo videogame de mesa com uma espécie de joystick-tablet. O aparelho que dividiu opiniões promete mudar a relação entre o jogador e a máquina - para o bem ou para o mal.
A apresentação foi dividida em duas partes. Os primeiros 40 minutos foram dedicados ao 25; aniversário de Zelda, uma das franquias de maior sucesso da empresa. O ano comemorativo contará com o relançamento de Ocarina of Time (original do Nintendo 64) e Link;s Awakening (do Game Boy Advance) para o portátil 3DS, além de uma sequência inédita, Skyward Sword, para o Nintendo Wii - todos até o fim do ano.
Um "Wii 2.0"
A segunda metade do show foi dedicada, enfim, à apresentação do novo console de mesa da Nintendo. O apelido Project Café deu lugar ao nome oficial do produto, Nintendo WiiU (pronúncia similar a "we, you", "nós e você" em inglês). A parte mais técnica ficou de fora das explicações, mas nos vídeos foi possível perceber uma melhoria significativa na qualidade gráfica - apontada pelos críticos como a grande falha da Big N nos últimos anos.
Em 2011, a Nintendo repetiu o feito da E3 2005, quando anunciou o Nintendo Wii: o controle chamou mais a atenção que o próprio console. Desta vez, a empresa apresentou uma espécie de controle-tablet, com tela de 12,5 polegadas sensível ao toque, câmeras frontal e traseira, dois gatilhos analógicos, mais de 12 botões, sensor de movimento e microfone.
Novos jogos
Nem só de hardware vive uma empresa de videogames. Vários desenvolvedores expressaram seu contentamento com o novo WiiU, mas até o momento, poucos jogos foram revelados. Além de Super Mario e Super Smash Bros., da própria Nintendo, nenhum título exclusivo foi anunciado.
Com ênfase bem menor, a Nintendo anunciou também novos jogos para as três plataformas em atividade - Wii, WiiU e 3DS. Além dos remakes de Zelda já citados, o portátil receberá versões de clássicos como Starfox, Paper Mario, Resident Evil, Metal Gear Solid e o aguardado Super Mario 3DS. Uma agenda Pokémon já está disponível, de graça, para download via portátil.
Em seu último ano de atividade, o Wii também foi agraciado com alguns títulos. Entre eles, Mario Party 9, Kirby Wii, Just Dance 3 e Mario & Sonic at Olympic Games. Os jogos não foram anunciados na conferência, mas estão disponíveis para teste no estande da empresa.
[VIDEO1]