Os brasileiros se renderam às facilidades oferecidas pelos bancos na internet para fazer pagamentos, transferências, investimentos em aplicações financeiras, agendamentos de contas e até compra de créditos para o telefone celular. De acordo com o último anuário estatístico do Banco Central, a partir de 2009, a internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado no Brasil, ultrapassando os terminais de autoatendimento. Um dos bancos registrou quase 1,7 bilhão de transações pela internet em 2010, o que representa um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.
Para aproveitar essa boa fase e a confiança do consumidor na internet, os bancos estão inovando. Com as vendas em alta de tablets ; no último trimestre de 2010, cerca de 10,1 milhões foram comercializados no mundo ;, o investimento foi em aplicativos que permitem o acesso à conta de onde o usuário estiver. As transações, no entanto, ainda apresentam valores e ações limitadas para garantir a segurança dos clientes.
Os smartphones também não ficaram de fora e, além dos aplicativos dos bancos, eles ganharam novas funcionalidades. A mais útil para o usuário é a utilização do aparelho como scanner de código de barras. Para que não seja mais preciso digitar cada número dos boletos bancários, os programas utilizam a câmera do aparelho celular, que lê e decodifica os sinais. Geralmente, a transmissão dos dados (por meio do wi-fi) é feita para um software instalado no computador. Com isso, basta copiar e colar todos os números no campo indicado na página do banco.
Para o servidor público Daniel de Souza, 27 anos, acessar os serviços bancários pela internet e pelo telefone celular já faz parte do cotidiano. ;Nem lembro a última vez que precisei ir ao caixa para fazer alguma operação financeira. No ano passado, conversei com o gerente para desbloquear meu acesso on-line;, explica.
Assim que o banco liberou o uso pelo smartphone com plataforma Android, Daniel decidiu aderir. ;Comecei há um mês as transações eletrônicas. Antes, eu entrava pela internet no celular, mas não podia movimentar a conta;, afirma. Transferências, consultas de saldo e extratos estão entre os serviços mais utilizados pelo servidor público. ;Todos os meus pagamentos de boletos são feitos pela web. Algo que eu faço muito também é a recarga de celular, inclusive pelo próprio smartphone;, aponta.
A autorização para a criação de contas eletrônicas pelo Conselho Monetário Nacional surge como alternativa para quem utiliza muito a rede para transações financeiras. ;Ao abrir uma conta desse tipo, o usuário tem acesso ilimitado e gratuito aos principais canais de atendimento e consulta, como home banking, aplicativos em smartphones e tablets, caixas eletrônicos e por telefone;, explica.
Segurança
Apesar do investimento anual de quase R$ 2 bilhões em segurança, esse assunto continua sendo a maior preocupação para o usuário. ;Pela internet, o consumidor está seguro, mas, por uma falta de experiência, ele pode cair em um golpe on-line. O investimento alto em segurança já foi feito, agora, os bancos têm o desafio de doutrinar o cliente para a melhor forma de utilizar esse canal de serviços;, explica Bernardo Carneiro, diretor-executivo da empresa Site Blindado, especializada em segurança.
As formas de ataque aos usuários de bancos on-line mudaram. Antes, as vulnerabilidades dos computadores eram exploradas. Hoje, o principal crescimento é de ataques de phishings e malwares. ;No primeiro caso, os golpistas copiam a mesma página do banco e levam os consumidores a digitarem as senhas. Quanto ao malware, é como se fosse um vírus, ele infecta os sites e entra nas máquinas dos usuários;, alerta Carneiro.
Nunca acessar a conta bancária de um computador público ou até mesmo no do trabalho estão entre as principais dicas para utilizar com segurança os serviços bancários pela internet. ;Entrar direto na página do banco, sem clicar em links, e verificar a segurança, como aquele cadeado e o HTTPS que aparece no endereço;, ressalta Carneiro.
Confira as dicas
; Evite acessar sua conta por meio de sites de bancos se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho ou estudo, que são compartilhados com outras pessoas
; Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na internet
; Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens
; Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento
no internet banking, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor
forma de segurança
; Acompanhe os lançamentos em sua conta-corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco
; Os bancos nunca ligam ou enviam e-mails para solicitar senhas nem pedem aos clientes que digitem todos os dados usados para autenticação de uma só vez. Em caso de desconfiança ou de estranhar o formato da tela ou algum pedido por telefone, o usuário deve entrar em contato com o banco