Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Com cerca de mil carros, Gran Turismo 5 se destaca pela jogabilidade

;Um jogo atrasado pode vir a ser bom. Um jogo ruim é ruim para sempre.; A frase, creditada ao criador do Super Mario, Shigeru Miyamoto, é a máxima sobre os games cujo lançamento é adiado e a aflição que causa em seus fãs, algo corriqueiro na indústria de videogames. Mas, quando um jogo há muito tempo aguardado finalmente chega, qualquer falha que ele possa ter é aumentada pelo longo tempo que ele ficou em produção. E tudo isso só piora quando o jogo em questão é o detalhadíssimo Gran Turismo 5, lançado no fim do ano passado.

Um dos símbolos da produção de games da Sony, o Gran Turismo 5 foi mostrado ao mundo pela empresa em 2005, quando nem o console para o qual ele estava sendo feito tinha entrado no mercado ; o PlayStation 3 só chegaria às lojas no ano seguinte. De lá até aqui, foram diversos atrasos e promessas de lançamento não cumpridas. Tudo para conseguir o melhor simulador de corridas existente, justificava o perfeccionista Kazunori Yamauchi, mentor da série.

Essa busca pela perfeição é algo que só se pode perceber observando o jogo por seus detalhes, desde a iluminação dos faróis e dos holofotes nas pistas noturnas até os efeitos da chuva e da neve sob o vidro dos carros em uma visão de primeira pessoa. O visual de Gran Turismo 5 não salta aos olhos se você experimentar o game sem atenção, algo que pode decepcionar ao se levar em conta os atrasos e a demora. Mas se você gosta de carros e de corrida, não há game mais completo.

A começar pelos números: cerca de mil carros, mais de 70 pistas e diversos eventos diferentes: eventos de rally, corridas de longa duração, disputas com karts, carros da Nascar e até carros-conceito da Fórmula 1. A variedade de opções e de itens a explorar é capaz de entreter por meses a fio. Isso, claro, se você estiver disposto a se entregar a seus complexos comandos e ajustes finos.

Felizmente, tudo isto é feito de um modo que ensina os jogadores leigos de forma gradual e fácil. Gran Turismo 5 é dividido em três grandes modos: o arcade, com corridas descompromissadas em supercarros, o modo de corridas on-line e o modo GT, o verdadeiro desafio do jogo.

Ele é dividido em dois estilos: A-Spec e B-Spec. Para quem já jogou a série, o A-Spec é um velho conhecido. Você começa uma determinada quantia de dinheiro, suficiente apenas para comprar as máquinas da lista de carros usados. Daí, o objetivo é participar de todos os campeonatos possíveis e expandir sua coleção de carros. O desafio aumenta à medida que você vence corridas e avança seu nível de corredor, o que libera novas funções do jogo, como o sistema de colisões.

Alguns campeonatos só podem ser disputados sob algumas condições: se o carro tem tração dianteira, ou se ele é de uma determinada marca, além dos famigerados testes de licença de motorista, também uma marca registrada da série.

Já no modo B-Spec, você assume a direção de uma equipe de pilotos controlados por inteligência artificial. Você recruta diversos corredores e, além de ser responsável pelo seu desenvolvimento nas corridas, também pode dar ordens durante as corridas, e orientá-los quando ultrapassar e aumentar ou segurar o próprio ritmo.

Detalhe
Em ambos os modos, uma diferença logo fica clara: o nível de detalhe entre os veículos. Da frota de mil máquinas, apenas 200 receberam o tratamento premium, como descreveram os criadores do jogo. Esses carros são idênticos às suas contrapartes reais em praticamente todos os aspectos, do exterior ao painel. O detalhismo é tanto que até mesmo o barulho dos carros e os tapetes embaixo dos pedais de aceleração e freio são fiéis à realidade.

Mas, na pista, todos se comportam de maneira exemplar. Como sempre, dirigir continua sendo a melhor parte de Gran Turismo 5 e, por mais que seja trabalhoso aprender como controlar o seu carro nas curvas e saber quando é a melhor hora de acelerar em níveis mais avançados, a experiência é ótima, e fica mais próxima da realidade se você utilizar um volante em vez do controle.

O maior problema de Gran Turismo 5 fica em sua apresentação. O game tem ótima jogabilidade, mas faz de tudo para criar uma péssima primeira impressão. A começar pela demora para simplesmente deixar você jogar. No teste feito pelo Correio, o game levou seis horas para iniciar, entre processos de atualizações e correções de bugs e instalação, recomendada para que o game carregue mais rápido. O espaço necessário para fazer isso ; 8GB, um dos maiores exigidos entre os jogos do PlayStation 3 ; também é um ponto negativo.

Os menus são um bom retrato da desorganização do jogo. No modo GT, é preciso de tempo para se acostumar com os ícones assimétricos e coloridos, que escondem opções importantes como a loja de carros, o tuning e os testes de licença.

Com tantos detalhes e opções, Gran Turismo 5 é a melhor simulação existente no PlayStation 3 hoje, mas não é o game de corrida perfeito. Apesar de ter enormes qualidades, é inegável que o jogo foi vítima de seus próprios atrasos, e não conseguiu cumprir as enormes expectativas em torno de si.

Produção: Sony Computer Entertainment
Desenvolvimento: Polyphony Digital
Plataforma: Exclusivo para PlayStation 3
Número de jogadores: 1 (single-player), 4 (multiplayer off-line) até 16 (multiplayer on-line)
Preço: R$ 199