O sucesso de um negócio pode ser medido pela adoção rápida do público a ele e pelo crescimento do investimento do setor. No caso da telefonia móvel, os números tanto dos fabricantes quanto das operadoras comprovam: o mercado está em polvorosa. Segundo a consultoria Gartner, 1,6 bilhão de smartphones foram vendidos em todo o ano passado ; um aumento de 72% em relação a 2009. Para efeito de comparação, os computadores tiveram crescimento de apenas 3% nas vendas em 2010. No campo dos tablets, ainda de acordo com a Gartner, 17 milhões foram comercializados no ano passado ; e a tendência é duplicar esse número até o fim deste ano.
Foi nesse clima de bons resultados e grandes expectativas que a cidade espanhola de Barcelona sediou mais uma edição do Mobile World Congress (MWC), o maior evento de telecomunicações e tecnologia móvel do mundo. A feira contou com mais de 50 mil visitantes e participação de 1,3 mil expositores, além de 250 palestrantes, como Steve Ballmer, CEO da Microsoft, e Jim Balsillie, CEO da Rim, sobre produtos, tendência e internet móvel, principalmente LTE (4G) e WiMAX.
Além de muitos produtos e modelos, o que chamou atenção na feira foram os investimentos nos componentes internos dos smartphones, para que eles ganhem mais agilidade e capacidade de armazenamento. A Intel divulgou que dará início à distribuição de processadores baseados na plataforma Medfield. A principal vantagem, segundo a empresa, é que os smartphones equipados com o chip terão baixo consumo de energia, o que vai garantir mais vida para a bateria. ;Hoje, eles gastam muita carga e as baterias duram pouco;, explicou Anand Chandrasekher, vice-presidente de mobilidade da Intel.
Já a Qualcomm apresentou um novo processador, de codinome Krait, que oferece velocidade superior de 2.5GHz, um aumento de 150%, se comparado com o chip que está no mercado. Segundo a empresa, o componente vai trazer solução de conectividade ; Wi-fi, GPS, Bluetooth e FM ;, além de suporte para 3D em vídeo e foto.
Com o codinome Kal-El, a Nvidia lançou o primeiro chip quad-core do mundo voltado para dispositivos móveis. O chip, que é a próxima geração do Tegra 2, foi demonstrado em um tablet PC rodando o sistema operacional Android. Previsto para entrar em produção em agosto deste ano, o dispositivo contém quatro núcleos de processamento e 12 núcleos GeForce para gráficos.
Tablets
Se no ano passado os tablets apareceram timidamente na MWC, em 2011 eles foram protagonistas. O destaque foi para a nova geração do Samsung Galaxy Tab. A versão conta com tela de 10.1 polegadas e vem equipado com Android 3.0, ou Honeycomb, a plataforma Android feita exclusivamente para tablets. ;Temos trabalhado para elevar novamente os limites dos nossos tablets. O Galaxy Tab 10.1 fornece uma experiência de entretenimento e multimídia sem comprometer a mobilidade;, disse Hyungmoon Noh, vice-presidente do grupo de estratégia da companhia.
Além da Samsung, a norte-americana HTC e a operadora Orange, do Reino Unido, e a chinesa Huawei apresentaram modelos de tablets. Elas apostaram em telas de alta definição e tamanho próximo a 9 polegadas com sistema operacional Android. Quem trouxe o diferencial foi a LG, com o Optimus Pad, o primeiro equipamento com um câmera 3D integrada, além do processador dual core Tegra 2 de 1Ghz.
Pelas informações da associação que representa as indústrias de telefonia móvel no mundo, a GSMA, a previsão é de até o fim do ano 4,2 milhões de usuários estejam conectados ao LTE ; apontado como a tecnologia do futuro para internet móvel ; em 24 países. Até 2015 a expectativa é que o número ultrapasse os 300 milhões de clientes.
De olho nesse potencial mercado, as soluções e os produtos que utilizam o LTE também tiveram vez na MWC. A Qualcomm mostrou dois chips Mobile Data Modem para uso em aparelhos com internet móvel. Eles oferecem transmissão de dados maior que 150Mbps (a velocidade padrão adotada pela maioria das operadoras no 3G é de 1Mbps).
[SAIBAMAIS]A LG fez a primeira transmissão em alta velocidade de uma ligação, utilizando voz e vídeo. ;Ao mostrar o poder do LTE, esperamos que nossos consumidores entendam melhor como a tecnologia pode ser rápida e como ela pode ajudar a guiar as indústrias para mais próximo da realidade;, explicou Jong-seok Park, CEO da LG durante o evento. Para a demonstração, a empresa utilizou o LG Evolution, um smartphone com tela de 4.3 polegadas com Android 2.2, apresentado na Consumer Electronic Show de Las Vegas este ano.
A Rim, fabricante dos smart-phones da BlackBerry, anunciou que a próxima geração do PlayBook ; o tablet da empresa ; será compatível com LTE/WiMAX. A nova versão do tablet estará no mercado a partir do segundo semestre deste. Até março já estará à venda o modelo Wi-Fi.
Nesta edição do Informática, você confere mais lançamentos da MWC, além de um teste com o iPhone 4, o Motorola Defy, o BlackBerry Torch, o Samsung Galaxy S e o Motorola Milestone 2 que já estão no mercado e competem pela sua preferência.