Em um país onde 86% dos usuários de internet usam pelo menos uma rede social, e a média de permanência online beira as 32 horas por mês, ser a maior rede social é um grande feito. É assim que o Orkut entra no seu 7; ano de vida, com uma enorme penetração no Brasil. De acordo com o Ibope, 91% dos usuários brasileiros de redes sociais utilizam o Orkut. Para comemorar essa data, o Orkut criou uma comunidade oficial (orkut.com.br/orkutbrasil), onde os internautas podem conhecer todas as inovações e atualizações do site em primeiro lugar.
;O usuário do Orkut é muito maduro em redes sociais. Ele sabe muito bem com quem compartilhar suas fotos e outros conteúdos;, afirma Eduardo Thuler, gerente de produtos do Google. ;Além disso, a plataforma está em constante evolução. Em 2010, algumas das principais atualizações visíveis no site foram a criação de grupos de amigos, os temas para os usuários personalizarem seus perfils e também a integração com o Picnik para edição de fotos. A nova comunidade oficial do Orkut vai ajudar todos a se informarem sobre as novidades da plataforma, e não é preciso nem estar assinado no serviço para conhecê-la;
62 milhões de fotos
É essa maturidade do usuário que faz o Orkut continuar sendo uma grande força da Internet brasileira, mesmo 7 anos após seu lançamento. E isso pode ser comprovado pelos números de fotos e scraps compartilhados em datas especiais. Na véspera de Natal do ano passado, quase 95 milhões de scraps foram mandados, um recorde absoluto da história do Orkut. E logo no dia 3 de janeiro, no começo deste ano, mais um número impressionante: 62 milhões de fotos foram adicionadas, levando a 1,6 bilhões de views de fotos- quase 19 mil visualizações por segundo.
A comunidade de desenvolvedores é outro fator extremamente positivo para o ecossistema do Orkut. Diversos games e aplicativos, criados por desenvolvedores de todo o mundo, são muito populares entre os usuários. Os jogos da empresa Vostu, por exemplo, atraem todo mês 20 milhões de usuários ativos, com destaque para o MiniFazenda, onde 2.5 bilhões de sementes virtuais são plantadas todo o mês. Outro bom exemplo é Mentez, resposável por jogos como Colheita Feliz e Vida nas Passarelas, que atingiu US$ 35 milhões em receita no último ano.
;O Orkut é uma plataforma lucrativa para desenvolvedores e também para o anunciante, que já sabe que pode facilmente encontrar seu target por lá; , afirma Valdir Leme, gerente de marketing para o Orkut. ;E alcançamos tudo isso com total respeito pela privacidade do usuário, permitindo que ele tenha total controle sobre sua privacidade na rede social.;