Las Vegas (EUA) - Na briga por espaço no mercado de smartphones e na recente venda de tablets, a Motorola apresentou suas armas na Consumer Eletronic Show (CES), em Las Vegas, nesta quarta-feira (6/1). Em sessão reservada para jornalistas da América Latina, os executivos da empresa anunciaram a chegada do Xoom, tablet, e do Atrix 4G, novo modelo topo de linha, para abril nos Estados Unidos e logo depois no Brasil.
Os modelos serão produzidos em Jaguariúna, interior de São Paulo. O Xoom será o primeiro tablet do mundo com a versão 3.0 (Honeycomb) do Android, considerada específica para o tipo de aparelho, enquanto os concorrentes, como o Galaxy Tab, usam a versao 2.2, otimizada para smartphones.
Mas o grande destaque da empresa, que tambem anunciou a nova versao do Cliq, Dext no Brasil, foi o Atrix 4G, que dá vida a uma base que também funciona como netbook. O Atrix impressionou por sua configuração. Conta com processador Dual Core de 1GHz e 1GB de RAM, especificações dignas de um netbook. E e no que ele se transforma.
Conectado a uma doca que é um pequeno laptop, só que sem memória ou processamento próprio -- apenas tela, teclado e bateria -- da vida ao periférico, se transformando em um autêntico netbook. O processo ainda carrega o celular, que recebe energia da bateria extra.
O netbook acessa a todos os arquivos armazenados no celular, além de oferecer um navegador Firefox completo, em versão de desktop. O celular ainda pode ser conectado a um monitor e teclado e funcionar como um nettop, versão econômica de desktops. O modelo, que acessa as redes 4G, traz tela de 4 polegadas, câmera de 5MP e roda a versão 2.2 com Motoblur do Android. A previsao de chegada ao Brasil é em abril.
Acompanhe as novidades da CES pelo Twitter na tag ou nos perfis ou .