Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Nexus S, a nova aposta do Google para o mundo dos smartphones

O Google anunciou esta semana o lançamento do Nexus S, a segunda geração do smartphone da companhia. O aparelho, que começa a ser vendido nos Estados Unidos daqui a seis dias, rodará com a última versão do Android, sistema operacional produzido pelo gigante da internet. O sistema, também conhecido como Gingerbread, permite que o usuário faça ligações via VoIP (voz sobre IP) e acesse os aplicativos do Google ; entre eles, o YouTube e o Maps. O Nexus chegará às lojas do Reino Unido em 20 de dezembro.

Por aqui, o presidente da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen, disse a um grupo de jornalistas que o aparelho deve começar a ser vendido ainda no primeiro trimestre do ano que vem. A informação não foi confirmada pela Samsung, fabricante do smartphone. A companhia coreana construiu o Nexus S com base no Galaxy S, atualmente um dos maiores sucessos do mercado de celulares. O Galaxy tem sido, inclusive, uma alternativa ao iPhone 4, muito demandado no Brasil, mas com poucas unidades disponíveis.

A ideia é que o Nexus S se torne o mais forte concorrente ao smartphone de Steve Jobs e consiga superar o fracasso da versão anterior. O Nexus One, lançado em janeiro deste ano, desapontou nas vendas. Um relatório da consultoria Flurry mostrou que haviam sido vendidas 135 mil unidades nos primeiros 74 dias, número bem inferior ao 1 milhão de iPhones comercializados pela Apple no mesmo prazo.

Na época, especialistas também apontaram uma falha de estratégia: o Nexus só podia ser vendido pela web e não houve propaganda do aparelho fora da internet. Não à toa, o tão aclamado Google phone sequer chegou ao Brasil. Nos Estados Unidos, o novo Nexus será comercializado pelas lojas Best Buy e custará US$ 529 ou US$ 199 com contrato de dois anos com a operadora T-Mobile. O Google não informou qual será o preço do telefone por aqui, tampouco a forma de venda ; se por casas de eletrônicos ou por meio de operadoras.

Além do sistema Gingerbread, o telefone vem com um microgiroscópio acoplado (tal qual o iPhone). O recurso ;orienta; o aparelho quanto aos movimentos em relação ao próprio eixo e melhora o desempenho em jogos 3D. Outra novidade é a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite ao usuário fazer pagamento de contas somente aproximando o telefone de um leitor digital em cinemas, metrô e supermercados, por exemplo.

Confira vídeo de apresentação do Nexus S