Chegou aos cinemas, passou para os aparelhos de televisão, invadiu os computadores e, agora, a tecnologia 3D passa a equipar também os smartphones. Não é para menos. De acordo com a consultoria norte-americana ABI, de todos os celulares vendidos no mundo durante o segundo trimestre deste ano, 19% eram smartphones. O número representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2009. Não há dados ainda sobre o mercado de aparelhos com a tecnologia 3D, mas só por curiosidade vale saber: segundo a empresa de consultoria GFK, os televisores com tecnologia de três dimensões, por exemplo, já são lembrados na hora da compra por 27% dos brasileiros, ganhando, inclusive, dos dispositivos com LCD (15%).
;O conteúdo em três dimensões que sai para a televisão automaticamente será adaptado para os telefones. Agora, bastam as agências investirem nesse mercado, fazer ações que tragam esses aparelhos para o país;, explica Luiz Soares, diretor de Estereoscopia da Latina Estudio, empresa especializada em produção audiovisual em 3D.
Para aproveitar esse filão, duas grandes empresas do segmento de smartphones já apresentaram os seus aparelhos com tecnologia tridimensional. Tendo como principal foco tirar mercado do iPhone, a Sharp apresentou o Linxy 3D. O aparelho conta com uma tela que dispensa os óculos 3D, além da câmera na parte traseira também filmar e tirar fotos em três dimensões.
Para dar qualidade às imagens exibidas, o display do aparelho é de LCD com 3,8 polegadas e utiliza sistema operacional Android 2.1. Com apenas 140g, o smartphone cabe perfeitamente no bolso. A empresa japonesa aposta ainda em um personagem conhecido dos cinemas para atrair o público. O vilão de Guerra nas estrelas, Darth Vader, é o garoto-propaganda do produto. O preço ainda não foi divulgado, mas a operadora japonesa NTT Docomo pretende comercializar o smartphone no país antes do Natal.
Quem também entrou na onda de incluir o 3D em smartphones foi a coreana Samsung. O W960 foi apresentado em uma feira de tecnologia e tem como principal diferencial a tela de Amoled. Por possuir quatro camadas, os displays desse tipo são capazes de ligar e desligar os pixels ; responsáveis pela formação das imagens ; muito mais rápido. Com isso, a exibição de filmes com bastante movimento ; e também vídeos em três dimensões ; apresentam uma melhor definição e mais fluidez.
Para os celulares que ainda não possuem visor adaptado para a tecnologia, as empresas criam aplicativos para atender a esses aparelhos. A Hasbro, fabricante de brinquedos, anunciou o My3D, óculos com formato de binóculos que permitem ao usuário ver em três dimensões jogos e programas de realidade aumentada. O My3D estará disponível no primeiro semestre do ano que vem, primeiro no mercado norte-americano, voltado para o iPhone e iPod Touch. A Discovery, a Sony e a Imax anunciaram que devem oferecer conteúdo para o equipamento. O preço do produto será de US$ 30.
A técnica utilizada para a visualização de imagens 3D sem o uso dos óculos é a autoestereoscopia. A tecnologia levou o nome de parallax barrier. Uma barreira é colocada na frente do LCD e possui várias fendas na composição. Ao olhar, o usuário enxerga em cada olho um conjunto diferente de pixels e assim cria o efeito da profundidade, o que dá forma às três dimensões. Essa tecnologia também vai ser utilizada no console portátil Nintendo 3DS, com previsão de lançamento para o ano que vem, e também em navegadores GPS de carros. ;No telefone acho difícil vingar a tecnologia que utiliza óculos. O caminho da autoesteroscopia para o smartphone é melhor e mais viável, pois o funcionamento é aprimorado em telas pequenas. Já existem bons aparelhos que se dão muito bem com essa função;, ressalta Soares.
Óculos de grife
; Os fabricantes de óculos também estão explorando o novo mercado dos filmes e imagens tridimensionais. A marca Calvin Klein vai produzir, em parceria com a Marchon3D, óculos de sol com lentes polarizadas. Com eles, o espectador não precisará utilizar os óculos das salas de cinema. O lançamento está previsto para dezembro deste ano, com preço sugerido de US$ 180. A Gucci aproveita essa nova onda e lança para as festas de fim de ano um óculos de sol 3D unissex com visual dos anos 80. Quem quiser comprar a peça terá que desembolsar US$ 225.