O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15/11) uma nova forma de se comunicar com mais integração entre as diversas plataformas do site. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da empresa, a nova geração de troca de mensagens será simples, informal, imediata, pessoal, minimalista e curta. "Dever ser mais fácil do que enviar uma mensagem de texto", disse.
Para isso, o site vai disponibilizar aos quase 500 milhões de usuários um e-mail "@facebook.com". "O serviço será opcional e gratuito", disse Andrew Bosworth, gerente de softwares do Facebook. O funcionamento também é simples. Se, por exemplo, um usuário manda uma pergunta a outra pessoa por e-mail, ela poderá receber e responder por meio do chat do site. Caso um dos dois esteja off-line no momento, a mensagem segue para o aplicativo do smartphone. "As pessoas devem compartilhar do jeito que elas quiserem", afirmou Bosworth.
O serviço ainda conta histórico de conversas e a social inbox, no qual o usuário poderá filtrar apenas as mensagens que mais lhe interessam. ;Esse serviço não é um matador dos e-mails. É apenas um sistema que inclui o e-mail como parte disso", concluiu Zuckerberg.
De acordo com Zuckerberg, há 350 milhões de pessoas usando o sistema de mensagem do Facebook, sendo mais de 4 bilhões de conversas trocadas diariamente
Ataque ao Google
Questionado sobre uma competição no campo do e-mail com o Google, Mark foi sucinto. ;Acredito que o Gmail é um bom produto. Apenas temos em mente que esse tipo simples de troca de mensagens será como as pessoas mudarão a forma de se comunicar", disse.
O serviço, por enquanto, vai estar restrito aos Estados Unidos e deverá se liberado durante os próximos três meses por meio de convites.