Utilizada há milênios para o registro de falas, e ainda presente em tribunais, no Congresso Nacional e em outros órgãos públicos na cidade, a taquigrafia(1) ganha um novo recurso digital com o Steno Digital System, software desenvolvido pela empresa brasiliense Phonetic, que estará disponível este mês.
Utilizando um banco de dados com cerca de 690 mil palavras, o programa faz automaticamente a transcrição e a interpretação dos sinais que costumam ser feitas pelo próprio taquígrafo. Segundo a empresa, representa uma diminuição de tempo, pois o software elimina um processo que era feito manualmente.
O software acompanhará um teclado específico, de 270mm de largura por 175mm de comprimento, 1,1kg e entrada USBm, com teclas representando os sinais taquigráficos em uma disposição parecida com a de um teclado QWERTY.
O programa estará disponível em dois modos: um para closed caption (disposição de legendas em televisão para deficientes auditivos), e outro para atender tribunais, órgãos do legislativo e reuniões em geral, e também terá duas versões: uma em software para desktop, e outra para a web, compatível com Internet Explorer, Safari, Chrome e Firefox.
O software visa digitalizar um trabalho que, até hoje, era feito só com a escrita. ;É uma quebra de paradigma de quase 4 séculos do uso do lápis, e quase 80 anos do uso da caneta;, explica o diretor da Phonetic, Rogério Mascarenhas, professor de taquigrafia há 32 anos e autor do livro Taquigrafia ; Novíssimo método de taquigrafia ;escrita rápida;, utilizado como base do desenvolvimento do programa.
Para o diretor da Phonetic, a principal vantagem do teclado em relação à taquigrafia tradicional é o ganho em velocidade de digitação. Segundo Mascarenhas, uma pessoa utilizando o Steno pode escrever até 160 palavras por minuto, contra 120 de um taquígrafo e 60 de um digitador em teclado comum.
Treinamento
O conjunto teclado/software exige um treinamento de capacitação com duração de 100h que, segundo Mascarenhas, pode ser direcionado para qualquer pessoa sem conhecimento de taquigrafia.
Inicialmente, a licença do Phonetic, que inclui um pacote com o teclado, o software e o treinamento, estará disponível apenas para pessoas jurídicas, mas a empresa pretende lançar o sistema para o usuário final em cerca de três anos.
Em desenvolvimento há quatro anos, o programa foi desenvolvido em Java e atualmente está em fase de testes com clientes. O sistema também esteve na Broadcast & Cable, feira de tecnologia de TV e rádio, em São Paulo, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto.
1 - Símbolos
Também conhecido como estenografia, a taquigrafia reúne métodos abreviados de escrita que tenham como objetivo serem mais rápidos do que a escrita comum.
Os sistemas taquigráficos consistem em símbolos que abreviam palavras e frases, de modo que um taquígrafo treinado consiga acompanhar e escrever as falas de um discurso.