São Paulo ; Aproveitando um caminho já trilhado pelos principais concorrentes, a Microsoft reviu a rota de desenvolvimento de seu navegador, o Internet Explorer, que ganha sua versão 9, em edição beta (de testes) nesta quarta-feira (15/9). Com um design mais clean, mais agilidade para abrir páginas, a empresa aposta na proximidade das aplicações que rodam na web e seu sistema operacional, o Windows 7.
;Para nós, o navegador não é a peça que está em cartaz, mas o teatro;, explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor de Consumer e Online da Microsoft Brasil. O executivo justifica as mudanças, que inclui mais espaço na tela para a página que está sendo visita, a pesquisas feitas pela empresa. ;Descobrimos que 50% dos usuários fazem, no máximo, 12 operações com o programa. Menos de um terço usa os favoritos, por exemplo;, calcula.
;Ninguém abre o navegador por que quer, mas sim porque precisa;, ressalta Osvaldo. Então, para tentar atrapalhar o mínimo possível, a empresa simplificou menus, botões e avisos. Quando algo precisa ser confirmado pelo usuário, aparece em uma caixa translúcida no pé da tela. No alto, a barra de endereços foi unificada com a de pesquisa e os vários botões deram lugar a um avançar e um voltar bem grande. A versão só funciona nos Windows 7 e Vista.
As alterações de design trazem pouca coisa nova quando comparamos o programa com os concorrentes, principalmente o Google Chrome. Mas algumas características podem ser capazes de gerar expectativas nos usuários. É o caso da possibilidade de se criar atalhos na barra de tarefas do Windows 7 com comandos criados pelos próprios sites. Dá, por exemplo, para comandar uma página com mídia como se estivesse usando o Windows Media Player.
A versão beta do programa estará disponível ainda nesta quarta-feira (15/9) e poderá ser baixada em . Ainda não há previsão para quando o programa ganhará formato definitivo.