De acordo com a empresa de consultoria IDC, foram comercializados no Brasil 3,4 milhões de computadores no segundo trimestre de 2010. Este número é 29% maior do que o apresentado no mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos equipamentos são desktops e 46% notebooks."Vale lembrar que estamos comparando estes números obtidos com o segundo trimestre de 2009. No ano passado, esse período foi de recuperação devido à crise mundial, porém ainda assim, vemos o resultado com ótimos olhos;, declara Luciano Crippa, coordenador de pesquisas da IDC.
No segmento doméstico, pelo segundo trimestre consecutivo foram vendidos mais notebooks do que desktops, confirmado a tendência já apontada pela IDC em estudos anteriores. No setor corporativo, os desktops continuam predominando, com participação de 70% sobre o total de computadores vendidos no segmento. ;Apesar das diferenças entre os segmentos, quando comparamos os números do segundo trimestre do ano passado com o deste ano e dividimos os segmentos corporativo e doméstico, vimos que ambos tiveram taxas de crescimento muito próximas. Isso mostra que, além do bom momento vivido no varejo, as empresas também estão comprando;, completa coordenador de pesquisas da IDC.
Futuro
Por conta dos últimos números, a IDC prevê um crescimento de mais de 20% em 2010 com relação a 2009, com aproximadamente 13,7 milhões de máquinas vendidas. Neste consolidado, 55% será de desktops e 45% de notebooks. ;Para 2011 as expetativas também são boas. Além de esperarmos bons desempenhos tanto no varejo quanto no segmento corporativo, o governo poderá se destacar, pois existe a possibilidade de termos até 1,2 milhões de computadores vendidos para o segmento por conta do programa Um Computador por Aluno.;, finaliza o coordenador de pesquisas da IDC.