Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Software moderniza modo de cozinhar

Sugestão e cadastramento de receitas, modo de preparação em vídeo, informações nutricionais e calóricas da porção e do total da receita, monitoramento da despensa. É o projeto-piloto da Tic Tecnologia, o software e-Domina(1). Colocado da cozinha, com ele também é possível agendar o cardápio para o dia, semana ou mês. O programa aponta a hora de cozinhar e o momento de fazer as compras. Ele pode inclusive ser programado para pedir os produtos que estão faltando no supermercado, que os entrega em casa.

Criado especialmente para o evento de decoração Morar Mais por Menos, ele pode ser encontrado no ambiente decorado pelas designers Aline Silva, Dila Ruas, Dinair Vaz, Juciane Valois e pela a arquiteta Simey Maia. ;Um dos objetivos da feira era promover inovações tecnológicas. Desenvolvemos, então, o software e estamos verificando sua aceitação para podermos lançá-lo no mercado;, explica o diretor-geral da empresa, Jader Nogueira.

O software foi pensado atentando principalmente a usabilidade. ;As secretárias do lar não necessariamente têm conhecimento de informática. Por isso, ele é de fácil operação;, diz Nogueira. Com apenas dois toques no teclado, é possível ter acesso às receitas e ao modo de preparo de cada alimento que ela contém. Quanto à lista de compras, fica a critério do usuário. Ele pode gerar uma em papel ou fazê-la pela internet, já que o e-Domina fica conectado.

O programa já vem com receitas pré-definidas, mas é possível também adicionar novas. O sistema pode ser alimentado também com relação aos alimentos da despensa. A usuário pode dar um ;ok; nos alimentos comprados e inserir outros. ;As pessoas querem maior comodidade e menor custo, daí vem o apelo ao software;, defende Jader.

Aline Silva, uma das decoradoras, afirma que o objetivo da cozinha tecnológica é explorar um design arrojado e lançar novidades que possam facilitar a vida da mulher moderna. A ideia veio da equipe responsável pelo ambiente. Como mães e mulheres que trabalham o dia todo fora, elas pensaram em algo que pudesse tornar o preparo da comida mais eficiente de ter uma comida gostosa e balanceada. Coube à Tic Tecnologia transformar o sonho em realidade. ;A parte mais legal é que as crianças, que cada vez mais usam o computador, vão se identificar com o ambiente da cozinha;, acrescenta.

Para o software funcionar é bem simples. Basta ter um computador que pode ser um iPad, notebook, desktop ou ele pode simplesmente ser ligado a televisão da cozinha. O e-Domina ainda não está à venda, mas provavelmente custará R$ 500, segundo Jader Nogueira. Se você sonhava em ter a secretária-robô da família Jetson em casa, prepare-se, o software ainda não tem todas as funções dela, mas deve mudar o conceito de como funciona uma cozinha.


1 - Combinação
O nome do software é a combinação de duas palavras. O ;e;, significa eletrônico. O ;domina; designa a forma como as esposas dos chefes das famílias patrícias da antiga Roma eram chamadas.