Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Evento da Rim mostra as utilidades dos smartphones para vários segmentos

O BlackBerry Collaboration Forum reservou um espaço especial para as pequenas e médias companhias

São Paulo ; O Brasil saiu na frente e inaugurou o road show da Research in Motion (Rim) deste ano, o BlackBerry Collaboration Forum, que apresentou as novidades sobre a solução BlackBerry e, ainda, as vantagens competitivas e as características de colaboração, segurança e integração com diferentes sistemas. Além disso, a empresa exibiu o portfólio de aplicativos e como os desenvolvedores podem criar programas para a plataforma.

Um dos segmentos mais procurados durante o Forum foi o focado em proprietários, administradores e gerentes de tecnologia de pequenas e médias empresas (PMEs). Não é para menos. De acordo com uma pesquisa da RingCentral, realizada com usuários de smartphones nessas corporações, 77% dos pesquisados utilizam esse tipo de celular para conduzir os negócios, sendo que 47% passam mais de dois terços do tempo no trabalho utilizando o aparelho. Além disso, 80% dos entrevistados trocariam o café da manhã para usar o smartphone. ;As PMEs são mercados-chaves para nós;, afirmou Rick Costanzo, diretor-geral da Rim para a América Latina.

Entre os destaques apresentados para esse mercado está o BlackBerry Enterprise Server Express (BES), um software que sincroniza os smartphones com o Microsoft Exchange ou Microsoft Windows Small Business Server de modo seguro e por meio da rede sem fio. Diferentemente da versão completa voltada para grandes empresas, o BES Express não possui custos de licença e tampouco para download do software. O serviço vem ainda com controle de TI com mais de 35 políticas de segurança, como a capacidade de limpar remotamente um smartphone e reiniciar a senha caso o aparelho tenha sido perdido ou esquecido em algum lugar. Além disso, o sistema suporta até 2 mil usuários quando instalado em servidor separado.

O melhor dessa solução está na facilidade do uso e na segurança. Com ele é possível sincronizar e-mails, agendas e contatos pela rede sem fio, além de acessar remotamente arquivos armazenados nos servidores da empresa. O BES Express possui ferramenta de suporte sem custo adicional, atualização via internet e ainda com a presença do Mobile Data System é possível autorizar a execução de aplicações empresariais nos smartphones. ;O sistema de arquitetura de segurança do software é o mesmo oferecido na versão completa e requer apenas uma conexão firewall;, explicou Pablo Kulevicius, diretor de segurança para plataforma BlackBerry.

Aplicativos
De acordo com a Rim, entre os usuários que utilizam o BES, 70% usam os pacotes de dados para aplicativos, deixando o e-mail em segundo lugar. ;Na BlackBerry App World estão cadastrados mais de 10 mil softwares e há mais de 200 mil desenvolvedores;, disse Rick Costanzo. E para as pequenas e médias empresas, a oferta de programas não para de crescer. Além de bancos, ferramentas para edição de texto e planilhas e aplicativos para controle de gastos, as PMEs podem encontrar verdadeiros gerentes virtuais.

Com o BinarioCustomer, da BinarioMobile, companhia especializada em criação de softwares para a plataforma BlackBerry, é possível consultar e registrar as informações de todos os clientes da empresa. Aliado a outro programa, o BinarioSales, a produtividade dos vendedores será maior, pois ele permite fechar negócios instantaneamente e administrar o ciclo comercial em tempo real. O custo do aplicativo varia com o tamanho da empresa e o número de funcionários.

A Cisco também está presente nessa área. Com o Cisco WebEx Meeting Center é possível realizar reuniões na web, apresentar informações, compartilhar aplicativos e colaborar em projetos com consumidores e colegas de trabalho em qualquer lugar. De acordo com a empresa, o aplicativo reduz os custos por promover encontros virtuais e evitar gastos com passagens aéreas e hotéis.


ORIENTE MÉDIO
Em comunicado oficial, a Rim informou que respeita tanto os requisitos regulatórios dos governos como a segurança e privacidade das corporações e dos consumidores. ;A empresa não divulga discussões regulatórias confidenciais que tenham sido iniciadas por governos; entretanto, a Rim assegura aos consumidores que está engajada para continuar levando padrões altos de segurança e produtos inovadores para satisfazer aos governos e aos consumidores;, explica a nota.

O jornalista viajou a convite da Rim

O diretor-geral da Research In Motion para América Latina fala sobre investimento em pequenas e médias empresas, pacote de dados, colapso na rede, mas evita tocar no assunto da proibição do uso dos smartphones da empresa no Oriente Médio e diz apenas que ;estão trabalhando nisso.;

A Rim está começando a investir mais em soluções para pequenas e médias empresas? Como a companhia olha para esse mercado?
As PMEs são um mercado- chave. Para elas temos um novo produto chamado de BlackBerry Enterprise Server Express, que oferece, de graça e com os mesmos módulos de segurança da versão para grandes empresas, soluções para gerenciamento das companhias. Ele foi especialmente feito para aquelas que não têm um grande conhecimento em tecnologia da informação (TI). É fácil de instalar, de gerenciar e tem 75 políticas de segurança para serem adotadas.

Um grande problema no Brasil são as altas taxas cobradas pelos pacotes de dados. A empresa faz algum tipo de acordo com as operadoras para baixar os preços?
De fato, estamos trabalhando com as operadoras para tentar amenizar os preços cobrados. Trabalhamos tão ligados que é por isso que a empresa lançou o BlackBerry pré-pago, além dos aparelhos oferecerem os serviços completos, como e-mail e messenger integrados, todos com preços baixos para se tornarem acessíveis a maior parte do público.

A empresa acredita que a rede de telefonia móvel sofrerá um colapso em breve pela quantidade de novos usuários?
Não creio que teremos um colapso na rede de celulares. Acredito que as operadoras são inteligentes e que irão respeitar a escassez de banda. Elas provavelmente não irão aceitar mais clientes até a expansão com qualidade dos serviços. Nos EUA, por exemplo, chegou ao fim a onda dos planos de dados ilimitados.

Quais serão as novidades na área dos aparelhos? Podemos esperar o BlackPad (tablet) para este ano?
Nós não fizemos nenhum anúncio público desse tipo de produto (BlackPad). O que eu posso dizer é que o telefone não é o único dispositivo de mensagens. Ele já é um aparelho para consumir vídeos, músicas, é leitor de livros digitais e será uma carteira para guardar informações por causa da segurança que oferece. Para o futuro, acreditamos que os dispositivos serão muito mais do que hoje. Sobre os produtos, tivemos o lançamento do Torch e o Curve 3G recentemente. E olha que não estamos nem perto do Natal.

Além do Curve 8520 produzido em Sorocaba, quais outros serão fabricados no Brasil?
Muitos. O BlackBerry 9700 foi o mais recente a entrar em produção aqui. A fábrica que temos em parceria com a FlexTronics é para alimentar o Brasil e outros países da América Latina. Esse mercado é o que mais cresce e, pelos números que estamos recebendo, estou muito satisfeito com os resultados da parceria. Temos condições de crescer ainda mais.

A Apple teve um problema com a antena do iPhone 4 e, para explicar o ocorrido, Steve Jobs disse que todos os aparelhos apresentavam o mesmo problema, inclusive os da BlackBerry. Como a empresa viu essa declaração?
Nós nunca tivemos que dar nenhum tipo de capa para consertar problemas com nossa antena. A Rim não fala sobre outras empresas, pensamos que não é justo. Apresentar um telefone com problema e dizer que isso vale para todas, primeiro, não é algo que se possa afirmar com precisão e, segundo, isso não é correto. A Rim tem grande orgulho de dizer que nunca tivemos nenhum problema como esse. Mostre-me um BlackBerry que teve que colocar capa para ajustar o sinal. Não existe. Nós produzimos aparelhos de qualidade.

Quais medidas adotadas pela empresa no caso do Oriente Médio?
É uma situação que está se desenvolvendo muito rápido. Queremos ter certeza que estamos agindo certo e, por isso, há pessoas na empresa focadas exclusivamente para achar uma solução.