Se você precisa aprender os idiomas inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, o site http://www.busuu.com/pt/ é excelente opção. Na verdade, ele pode ser visto como uma rede social, na qual você e usuários de outros países podem se ajudar mutuamente no aprendizado das línguas.
Se você já sabe esses idiomas, o site também pode ser usado para treinar os seus conhecimentos. Para usá-lo, você deve se cadastrar: clique no botão ;Registre-se grátis; e selecione o idioma que quer aprender. Na segunda etapa do cadastro, informe um nome de usuário, seu idioma nativo e aqueles que você deseja desenvolver.
Nessa etapa, diversas opções são exibidas, mas apenas essas cinco estão disponíveis. Será enviado um e-mail para você confirmar a inscrição no site. São mais de 50 sugestões de aprendizado, incluindo as lições no nível escolhido, exercícios de múltipla escolha, testes de escrita, revisões e exames. Além disso, o curso oferece o lado social, permitindo entrar em contato com usuários de outros países para um chat on-line.
Os exercícios são multimídia, com muita interatividade. Os cursos gratuitos oferecem um nível razoável para quem vai viajar para um país e não quer chegar lá totalmente sem entender o idioma. O site oferece uma versão Premium, paga, que amplia consideravelmentes as opções de aprendizado.
É possível, por exemplo, baixar arquivos PDF das lições, assim como um podcast e arquivo de áudio com todas as falas da lição. Com esses dois arquivos, é possível estudar mesmo estando off-line. A interação com nativos de outras línguas pode ser feita por meio de chat ou recorrendo-se a ajudas específicas. Por exemplo, você pode escrever um texto naquela língua e deixar que algum nativo faça comentários sobre a qualidade dele.
As lições seguem um modelo simples. Primeiro, você tem as aulas com o vocabulário-chave. Depois, tem exercícios de compreensão de texto, testes de escrita e, finalmente, a interação com outros usuários.
Se você quer praticar mais de um idioma, o site é ideal, pois como as lições são padronizadas, é mais fácil aprender a segunda língua pela associação feita com a primeira. Vale a pena tentar.