Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Celular Android da ZTE vem aí

De olho no sucesso que o Android tem despertado ao redor do mundo, a fabricante chinesa ZTE anunciou que pretende lançar nos próximos dois meses um modelo de celular equipado com o sistema operacional do Google no mercado nacional. O presidente da empresa no Brasil, Eliandro Ávila, afirmou ao Correio que pelo menos duas operadoras ; que ele não quis citar os nomes ; já estão com o produto em mãos para a realização de testes prévios. Apesar de não querer adiantar quais os recursos estarão disponíveis no aparelho, o executivo assegurou que as principais funções exigidas atualmente pelos consumidores estarão presentes.

;Será um telefone para o público high-end com tudo o que o consumidor tem direito: TV digital, full touch e mais uma porção de outros recursos;, afirmou. Ávila declarou ainda que, um segundo modelo com sistema Android deve chegar até o fim do ano.

Lançado há um mês no exterior, o primeiro produto Android produzido pela ZTE foi o F350. Comercializado pela operadora Verizon Wireless, o modelo, do tipo slider, é voltado para o mercado de entrada e conta com display QVGA, bluetooth, suporte a e-mail e câmera de 1.3MP. Durante a World Mobile Conference deste ano, realizado em Barcelona, a marca apresentou outros três modelos. Entre eles um se destacou: o Racer. Com sensor de luminosidade, de proximidade e acelerometro, o telefone conta com tela sensível ao toque de 2,8 polegadas, Android 1.6 e bússula. Já na última semana, a companhia lançou também o seu primeiro smartphone compatível com o sistema do Google, o X850. Com processador Qualcomm MSM7227 de 600 MHz e 256 MB de RAM, o aparelho que vem na versão Android 2.1 OS, conta com câmera de 3.2MP, rádio FM e tela touchscreen de 2,8 polegadas. Disponível no mercado chinês, ele é vendido por US$ 173 (R$ 311).

Em visita ao Brasil, o vice-presidente global da fabricante chinesa de celular ZTE, Wu Zengqi, confirmou o interesse pelo mercado tupiniquim e afirmou que o Brasil tem um mercado extraordinário de celular a ser explorado.

;O Brasil é um ótimo país, com um crescimento econômico estável e uma grande perspectiva de atração de investimentos. É um mercado-chave para nós. Ainda não temos ideia de onde será a fábrica, mas estamos estudando parceiros que possam viabilizar a construção do projeto;, disse ele, sem informar o volume estimados de investimentos. A empresa, que já tem um escritório em São Paulo, onde trabalham 4 mil funcionários, espera atingir a marca de 5 milhões de aparelhos comercializados neste ano e alcançar, assim, um crescimento de até 60% no mercado nacional.

O executivo também anunciou o projeto de construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Logística e Manufatura no estado de São Paulo, que deve ficar pronto até meados do próximo ano. A intenção é que o novo centro atenda a demanda de toda a América Latina. ;Com este novo complexo, a ZTE vai ser mais competitiva e capaz de criar localmente equipamentos inovadores, com tecnologia e design. Estamos orgulhosos de estar no Brasil e contribuir com o crescimento do país;, disse Shi Lirong.