É o caso do publicitário Rodrigo Fernandes, de 25 anos, criador do Jacaré Banguela (www.jacarebanguela.com.br), um dos blogs humorísticos de maior sucesso na internet brasileira. No ar desde 2004, a página traz, como o próprio autor gosta de dizer, uma pitada peculiar de ;vadiagem malemolente; para que os internautas possam dar uma pausa no expediente de trabalho e aproveitar alguns minutos de bom humor que a rede pode oferecer.
Fernandes lembra que a ideia de construir o blog ocorreu ainda quando ele estava na faculdade. ;No início era mais uma brincadeira para os colegas, um lugar para escrever minhas coisas de modo engraçado;, diz. Com a ajuda de um amigo designer que construiu a infraestrutura do site, o blogueiro viu o Jacaré Banguela crescer na internet e ganhar cada vez mais visitantes. ;O blog alcançou um tamanho que eu não esperava e comecei a ganhar um pouco de dinheiro com ele. Então eu pensei: `será que eu consigo viver disso?`;, conta.
Em 2007 ele decidiu, então, pedir demissão do emprego de editor de vídeo da faculdade para se dedicar somente à criação. A escolha deu certo. ;Hoje vivo totalmente do Jacaré Banguela;, comenta o blogueiro, que recebe anúncios de diversas empresas que desejam ter suas marcas divulgadas para o público do site. Público, aliás, que só cresce. ;Temos uma média de 120 mil visitantes únicos no site por dia;, calcula Fernandes. Este número de leitores é superior, inclusive, ao de muitas outras mídias tradicionais.
Para manter a página atualizada, o publicitário passa 14 horas por dia navegando. ;Teve uma vez que fiquei quatro dias direto sem dormir. Aí resolvi dividir um escritório com um amigo e sair dessa de home office. Em casa é muito difícil conseguir separar a parte profissional da pessoal;, aponta, lembrando que o blog também abriu algumas portas. ;Recentemente, fui contratado por um canal de TV por assinatura para gerenciar um site humorístico da emissora;, diz. ;Mas não há uma receita mágica para fazer sucesso na internet. É preciso ser original e ter um conteúdo autoral que se diferencie dos demais;, ensina.
A blogosfera brasileira
De acordo com uma pesquisa publicada pela agência McCann, o Brasil conta com o quinto maior grupo de leitores de blogs, com 10% mais do que a média mundial. Segundo o Ibope Net Ratings, 9,5 milhões de pessoas acessam blogs por mês no país ; ou seja, quase metade das pessoas que navegam na internet. Vejam mais alguns dados da blogosfera tupiniquim.
- 65,5% dos hard users de internet têm blogs
- 40 horas é a quantidade média de horas que eles passam na rede
- 34,1% possuem mais de um blog
- 2 anos é a média de existência do blog
- 66,1% dos blogueiros têm algum tipo de anúncio em seu blog
- 20,7% possuem de 100 a 1 mil visitantes diários
- 90% deixam comentários em outros blogs
- 17,1% já foram procurados para divulgar conteúdos pagos
Fonte: E.Life
No encalço das celebridades
Criado em 2007 por três amigos, o Te dou um dado? (www.tedouumdado.com.br), blog de notícias sobre celebridades, faz a festa de quem gosta de acompanhar o mundo dos famosos. Para se diferenciar dos demais sites de fofocas que existe pela blogosfera, o trio de amigos Alessandra Siedschlag (Lele), Ana Paula Barbi (Polly) e Diego Ferreira (Didi) resolveu criar uma página que informasse sobre o que acontece com as estrelas ; e subcelebridades ;, mas com uma pitada ácida de humor. A receita deu tão certo que o blog foi incorporado a um grande portal de notícias. Agora, os três amigos ganham um salário fixo para criar seus posts, que são seguidos de perto por milhares de leitores.
;Tudo começou com um blog que eu e a Polly criamos, há alguns anos, para satirizar o Big Brother. Quando o programa acabou, o público pediu pra gente continuar e aí decidimos criar o Te dou um dado?;, lembra Lele. Polly, de 26 anos, sobrevive exclusivamente dos posts que escreve. Além do Te dou um dado?, ela tem outros três blogs no ar, onde é remunerada para mantê-los sempre atualizados. Questionada se já é possível viver de blog no Brasil, ela é direta. ;Eu vivo e bem;, ri.
Garota sem fio
Quem também ganhou popularidade e até virou referência no meio em que atua foi Bia Kunze, dona do blog Garota sem fio (www.garotasemfio.com.br), dedicado ao mundo da telefonia móvel. Dentista de profissão, ela começou a se interessar por celulares em 2001, quando ganhou o primeiro Palm. ;Como não sabia usar, fui pesquisar na internet e vi que tinha muita gente que, assim como eu, não sabia como mexer nesses aparelhos;, diz, lembrando-se do motivo que a fez criar o blog um ano depois, em que dá dicas e faz testes nos mais diferentes tipos de celulares disponíveis no mercado.
Hoje, as principais fabricantes do setor como Nokia, Motorola e Samsung a buscam para ter suas aparelhos avaliados pela moça wireless. ;Tenho uma audiência de 10 mil visitantes únicos por dia que me escrevem para tirar dúvidas e sugerir assuntos;, diz.
Com o aumento de visibilidade, Bia passou a atuar também como consultora em tecnologia móvel e a ser convidada para dar palestras em diversos estados do país sobre como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade no trabalho. ;Criei toda uma estrutura de negócio, onde o blog está no centro de tudo;, relata. ;Aproximadamente 50% da minha renda vêm do que surgiu a partir do blog;, garante a dentista, que fechou o consultório e hoje trabalha com sistema homecare (atendimento móvel). ;Meu negócio é ser itinerante; sem fio mesmo;, ri.
Para Alessandro Barbosa Lima, diretor executivo da E.Life, consultoria especializada em novas mídias, com o aumento de popularidade dos blogs, as empresas passaram a focar ações de marketing voltadas a atingir o público específico dessas páginas. ;Com o tempo, o blog deixou de ser visto como uma coisa de adolescente para ser encarado como uma mídia com grande representatividade e que muitas vezes pauta outros meios tradicionais de comunicação;, comenta.
Com isso, segundo Barbosa Lima, o número de anúncios e de parcerias feitas entre blogueiros e grandes portais de conteúdo só tende a aumentar, o que contribui para a profissionalização dessa turma. ;As empresas estão de olho nesses novos formadores de opinião capazes de atingir tanta gente com seus posts;, comenta.