O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, esteve no Brasil, nesta quarta-feira (28/4), para anunciar melhorias no pacote de serviços gratuitos de internet da empresa, o Windows Live. A principal novidade é para os usuários do Messenger, que totalizam 46 milhões de internautas no Brasil. A intenção é integrar dados de redes sociais dos contatos em um só lugar. Ainda não existe data oficial para o lançamento da nova versão.
"Os usuários em todo mundo compartilham mais conteúdo por meio de uma variedade de redes sociais, diferentes, sites de fotos, e com o novo Messenger fica mais compartilhar e acompanhar as novidades dos contatos", explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do grupo de serviços online e consumo da Microsoft Brasil. Os novos recursos permitirão integrar dados do Facebook, MySpace e LinkedIn.
Segundo Dharmesh Mehta, diretor de Windows Live, a integração com Orkut ainda não está garantida. "Existe um trabalho com todas as grandes redes sociais para trazê-las para o Windows Messenger", declara. A nova versão do programa deverá facilitar o compartilhamento de vídeos, fotos e links de internet, mesmo que estejam postados em outros sites, como o Flickr.
Quando um contato tiver perfis em outros serviços da internet, os dados públicos das outras contas estarão disponíveis para os usuários do Messenger, que poderão acompanhar as novidades sem precisar sair da rede da Microsoft. Na hora de compartilhar um arquivo ou álbum específico, é só jogar na caixa de conversa e um slideshow começa para todos no bate-papo.
Outras novidades anunciadas são a conversa com vídeo em alta-definição, unificação dos contatos das várias redes e versões do programa para smartphones que não usam o sistema móvel da empresa, como iPhone e aparelhos com Android, do Google.