A atual geração de consoles adquiriu diversas características do computador, como a funcionalidade online e um potencial gráfico maior. Com a popularidade dos videogames, a plataforma que sempre esteve à frente em hardware agora emplaca poucos ;jogos pesados;, que precisam dos últimos processadores e placas de vídeo para rodar na configuração máxima. No entanto, isso não significa que a jogatina nessa plataforma morreu, nem que uma máquina relativamente avançada consiga rodar os principais jogos do ano.
Apesar de os jogos estarem em declínio, a fabricação de hardware continua firme, graças ao número de aficionados pela plataforma. Não é exagero dizer que o PC possui fãs mais apaixonados que os de qualquer videogame. A linha entre consoles e computadores ficou mais tênue, mas, para eles, os motivos e as vantagens de rodar games no computador permanecem os mesmos.
É o caso do estudante de design Fernando Lira, 24 anos. Para ele, pesa o fato de a tecnologia empregada nos títulos ser mais avançada nessa plataforma. ;Até hoje os jogos no PC são mais avançados graficamente;, afirma. Ele monta seus computadores para games desde os 16 anos, e até hoje prefere essa plataforma mesmo tendo à disposição um Playstation 3.
[SAIBAMAIS]Na opinião dele, os gráficos são melhores no PC, mas a jogabilidade só leva vantagem em relação aos consoles em dois gêneros: tiro e estratégia. ;São melhores no computador por causa do mouse e do teclado;, justifica. Não que isso seja um problema para Lira, que incrementou o computador com diversos acessórios para não ter problema em nenhum game.
O técnico de suporte em redes Fabrício Paz, 22 anos, também prefere o computador ao PS3, deixando o console da Sony para partidas de futebol com os amigos. ;A plataforma atende melhor as suas exigências com gráficos, sem contar a possibilidade de mexer na configuração dos jogos;, explica.
Apesar de não existirem mais tantos games pesados quanto antigamente, ambos precisam desembolsar muito para manter o computador em dia com os lançamentos. ;Um bom upgrade custa em torno de R$ 1,6 mil, e costuma rodar bem qualquer jogo por dois anos e meio;, conta Fabrício. Para Fernando Lira, o gasto é relativo, pois boa parte do dinheiro gasto com as atualizações pode ser recuperado vendendo as peças antigas. ;Você não precisa trocar o computador inteiro. Isso é o mais normal de quem vai montando o PC;, afirma.
Como dizem os entusiastas, montar um computador para rodar games ainda é uma ;arte;, e é preciso ser criterioso em relação a quais peças atualizar. ;Existe a maneira fácil, que é pura e simplesmente comprar as peças mais caras e montar a máquina, mas isso geralmente resulta em gastos excessivos e custo-benefício baixo;, explica Rodrigo Ghedin, editor do blog especializado em jogos de PC Campo Minado e aficionado por games nessa plataforma.
Ele aponta que a placa de vídeo é o componente mais importante, e, para escolher uma, deve se levar em conta o suporte à interface de games DirectX mais atual. Para ele, além da placa gráfica, uma máquina ideal teria um processador quad core, 6GB de memória RAM DDR3, disco rígido com 500GB ou mais e uma fonte com potência real de no mínimo 550W.
Pela situação atual do mercado, a tendência é que esses supercomputadores sejam cada vez menos necessários, pois os jogos não exigem mais tanto do computador. ;A corrida por gráficos ultrarrealistas deu uma acalmada, já que hoje a maioria dos jogos para PC são simples adaptações de games de consoles;, explica Ghedin.
PCs versus videogames
O motivo pelo número cada vez menor de games que exigem máquinas poderosas é, por incrível que pareça, a limitação dos videogames. Os jogos de computador dão cada vez menos retorno financeiro e, por isso, é de se esperar que as produtoras priorizem o desenvolvimento de seus títulos para os consoles.
Nos últimos três anos ; tempo em que Wii, Playstation 3 e Xbox 360 entraram no mercado ; o computador contribuiu cada vez menos para o lucro da indústria de games. De acordo com o grupo NPD, as vendas nessa plataforma caíram de US$ 701 milhões em 2008 para US$ 538 milhões em 2009 ; uma desabada de 23%. Algumas exceções figuram entre os mais vendidos da indústria, como World of Warcraft e The Sims, mas o desempenho dos títulos multiplataforma é geralmente menor no PC do que nos videogames.
Um fato que indica o foco da indústria em outras plataformas é o atraso do lançamento de games de computador em relação a suas contrapartes nos consoles é prática comum. Por exemplo: Assassin;s Creed II, da francesa Ubisoft, chegou ao PC em março, enquanto as versões de Playstation 3 e Xbox 360 estão disponíveis desde novembro do ano passado.
Alguns games ainda nem lançados, como Alan Wake e Dead Space 2, tiveram suas versões para computador canceladas e ficarão apenas nos consoles. Em algumas adaptações, como no caso de Grand Theft Auto IV, o jogo não é necessariamente pesado, mas exige configurações de ponta por ter bugs e falhas de programação.
Em um panorama como esse, os exemplos de jogos dedicados ao PC são cada vez mais escassos. Veja a seguir um quadro com os games que mais dão trabalho aos PCs e qual a configuração recomendada para fazê-los rodar em sua melhor definição gráfica.
Os games que mais exigem do PC
METRO 2033
Produzido pela ucraniana 4A Games, Metro 2033 é o jogo que exige o máximo dos melhores computadores à disposição no mercado. ;Os requisitos mínimos para jogar o game são bem elevados, e os recomendados apontam uma singela GeForce GTX 400, linha que acabou de ser lançada pela Nvidia;, diz Rodrigo Ghedin. O game se passa em Moscou lembra muito o RPG Fallout 3 pela temática pós-apocalíptica. A maior parte da ação acontece nos túneis do metrô da capital russa, famosos por serem resistentes a bombardeios nucleares.
CONFIGURAÇÃO RECOMENDADA
- Processador Core i7
- Placa de vídeo compatível com DirectX 11 (série GeForce GTX 400)
- 8GB de memória RAM
- Disco rígido com velocidade de leitura de 7200 RPM
CRYSIS
Três anos depois de seu lançamento, o jogo de tiro da produtora alemã Crytek não precisa de um PC de última geração para funcionar bem, mas continua sendo o símbolo desse tipo de jogo. Exclusivo para o computador, Crysis apostou suas fichas na filosofia de exigir uma configuração de ponta e o retorno não foi satisfatório. Por isso, a Crytek planejou a sequência Crysis 2 também para Xbox 360 e Playstation 3. A dúvida que paira é se a versão para computador respeitará as tradições de seu antecessor ou será apenas uma adaptação.
CONFIGURAÇÃO RECOMENDADA
- Processador Core 2 Duo ou Athlon 64 X2
- Placa de vídeo GeForce série 8000
- 2GB de memória RAM
- Disco rígido com 12GB de memória livre
A edição para computador do maior lançamento do entretenimento de todos os tempos sofreu um boicote dos jogadores dessa plataforma. Um mês antes do lançamento do game, a Infinity Ward declarou que a versão não teria servidores dedicados (computadores que funcionam apenas como servidor de partidas online). O cancelamento provocou uma petição para a produtora do game com mais de 200 mil assinaturas pedindo a volta dos servidores dedicados, e até boicotes dos jogadores em relação a essa versão.
CONFIGURAÇÃO RECOMENDADA
- Processador Core 2 Duo ou Athol 64 X2
- Placa de vídeo GeForce série 8000
- 2GB de memória RAM
- Disco rígido com 12GB de memória livre
A versão para GTA IV é o melhor exemplo de adaptação negligenciada. A versão para essa plataforma foi lançada em dezembro de 2008, enquanto PS3 e Xbox 360 já tinham versões do game desde abril daquele ano. Além de chegar atrasada em relação aos consoles, a adaptação sofreu com vários bugs. Por isso, é um dos raros games que exigem mais poder de processamento do que gráficos de ponta. Apesar dos problemas, a versão ainda conta a história de Niko Bellic no submundo da imersiva Liberty City.
CONFIGURAÇÃO RECOMENDADA
- Processador Dual-Core
- Placa de vídeo de 512MB compatível com Direct 3D (série GeForce 8600 ou Radeon 3870)
- 2GB de memória RAM
- Disco rígido com 18GB de memória livre