A Biblioteca do Congresso americano, que possui todos os títulos editados de forma tradicional, anunciou esta quarta-feira (14/4) que guardará as milhares de mensagens disponibilizadas no microblog Twitter desde seu lançamento, em março de 2006.
"Todos os ;tweets; (mensagens de até 140 caracteres trocados no site) que foram difundidos publicamente no Twitter desde seu início, em março de 2006, serão arquivados eletronicamente na Biblioteca do Congresso", anunciou a tradicional instituição em seu próprio Twitter, bem como no blog oficial.
"Isto implica em MUITOS tweets: o Twitter processa mais de 50 milhões de ;tweets; por dia, com um total de vários bilhões", calculou Matt Raymond, encarregado da biblioteca, no blog.
Entre as mensagens armazenadas para a posteridade estão a primeira publicada pelo Twitter, assinada por um de seus fundadores, Jack Dorsey, ou o de Barack Obama anunciando sua eleição à presidência dos Estados Unidos, em 2008.
Raymond disse que a Biblioteca do Congresso começou no ano 2000 a arquivar dados digitais, guardando os sites de campanhas eleitorais. Atualmente, assegura ter arquivados 167.000 gigabytes de dados digitais.
O Twitter afirma ter mais de 105 milhões de usuários cadastrados.