Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Quarta geração de acesso a banda larga móvel promete disputas por padrões tecnológicos e muito investimento da indústria

Só agora o 3G começa a caminhar a passos mais acelerados no Brasil, mas, em outros países, a tecnologia já está com um G à frente. Por enquanto, o termo 4G serve apenas para referir-se a uma tecnologia futura e muito mais rápida que a atual. Na teoria, o 4G pode alcançar até 100 Mbit/s, quase 10 vezes mais que o acesso a 3G.

;A grande vantagem da quarta geração é a utilização de grandes canais de frequência de 20MHz. É como se você tivesse uma auto-estrada com muito mais pistas para escoar o tráfego e consequentemente terá aumento de velocidade;, explica Paulo Breviglieri, da Qualcomm. A alta velocidade vai tornar a convergência das mídias ; a possibilidade de assistir televisão, jogar online, baixar vídeos pelo celular e realizar vídeoconferências ; algo muito mais fácil e rápido.

No entanto, o 4G ainda enfrenta uma disputa acirrada quanto à tecnologia que será usada para distribuição do sinal. De um lado há o WiMAX, sigla de Worldwide Interoperability for Microwave Access (em português, Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas), o padrão desenvolvido pelos principais fabricantes de equipamentos móveis e que garantem ser um dos métodos mais eficientes de transmissão, com pouca interferência e capacidade para alto volume de dados a longas distâncias. De acordo com o WiMAX Forum, site criado pelos fundadores do padrão para difundir a tecnologia, a longo prazo essa seria opção perfeita para os serviços 4G, pois completa diferente nichos do sistema, de conexões em celulares até banda larga móvel em grandes cidades.

Do outro lado, o LTE mostra-se o preferido das operadoras. O Long Term Evolution (em português, Evolução a Longo Prazo) tem a vantagem de oferecer às empresas um upgrade fácil da tecnologia 3G já existente. Além disso, por causa da tecnologia empregada, as redes LTE irão transferir mais dados no mesmo espectro que o 3G e o HSPA, e isso vai resultar em velocidades de dados maiores e um aumento da capacidade das redes.

De acordo com um relatório da consultoria norte-americana In-Stat, o WiMAX ainda é o vencedor da competição. ;O WiMax possui planos comerciais, enquanto a LTE ainda não estava disponível comercialmente até o final de 2009;, aponta o relatório. Além disso, a consultoria diz ainda que o LTE terá até 2013 cerca de 23 milhões de usuários, enquanto que o WiMAX terá perto de 82 milhões de clientes.

No Brasil, a tecnologia 4G ainda vai demorar a chegar aos consumidores. ;À medida que o 3G for se desenvolvendo e que existir mais competição, o produto chegará ao Brasil;, explica Marcelo Motta, diretor de tecnologia e produtos da Huawei. A Anatel sinaliza que a partir de 2012 começa a implantação da rede. Para isso, é preciso ainda as definições do órgão quanto ao padrão que será utilizado. ;Em 2014, acreditamos que já esteja disponível no Brasil por causa da Copa do Mundo e a chegada de mais turistas estrangeiros que já utilizam o 4G lá fora;, explica Motta.

Lançamentos

Os investimentos na nova tecnologia de transmissão de dados já começaram em alta. Na Suécia, a operadora TeliaSonera foi a primeira do mundo a oferecer os serviços 4G aos usuários finais. A novidade também vai ser levada para Estocolmo, Oslo e Noruega. Por enquanto, o serviço não será oferecido para celulares, apenas para computadores ; através de um modem USB produzido pela Samsung. Para atrair os clientes, a empresa está oferecendo um período de teste gratuito. A partir de julho, quem quiser continuar a usufruir do 4G deverá pagar cerca de US$ 80 (R$ 157) por mês e também adquirir o modem. Esse preço inclui o uso de 30GB de dados por mês.

No campo dos celulares, a HTC foi a primeira a anunciar um aparelho compatível com a tecnologia. De acordo com a empresa, o HTC Evo vai dar ao usuário uma experiência multimídia incrível. Será possível fazer o download de músicas, fotos, arquivos e vídeos em segundos, além de assistir a vídeos em streaming sem interrupções. O Evo 4G possui ainda um processador de 1GHz, está equipado com sistema operacional Android e duas câmeras fotográficas, a da parte de trás com 8MP de resolução e com possibilidade de gravar vídeos em alta definição, e a da frente do aparelho com 1.3MP que poderá ser usada para chamadas de vídeos. O aparelho tem previsão de lançamento para julho deste ano nos Estados Unidos.

Na área dos netbooks, a Samsung mostrou no Mobile World Congress em Barcelona, os primeiros equipamentos portáteis com a tecnologia 4G. São quatro modelos disponíveis, entre eles o NB30, que vem com monitor de 10.1 polegadas, processador Intel Atom N450, 1GB de memória e 160Gb de HD. Há as opções de tela touchscreen, expansão para 250GB de disco rígido, conectividade também por 3G e sistema operacional, que pode ser Windows XP Home, 7 Starter ou 7 Home Basic. A bateria dura até 8,5 horas.

Vitrine

HTC EVO
O primeiro celular com tecnologia 4G do mundo também vem equipado com recursos multímidia, acesso fácil a redes sociais e duas câmeras fotográficas com capacidade de filmar em alta definição. O lançamento foi anunciado para começo de julho nos Estados Unidos e sem previsão para chegar a outros países.

Tela: 4.3 polegadas
Processador: Snapdragon de 1 GHz
Câmera: 8MP e 1.3MP (frontal)Pronto para o 4G Saída HDMI
Armazenamento: 1GB
Preço: não divulgado

Netbook Samsung NB30
Anunciado no Mobile World Congress em Barcelona, o NB30 da Samsung possui o 4G integrado ao sistema. Além disso, tem revestimento exterior resistente e um disco rígido com sensor de proteção antiquedas. Assim que detecta algum movimento mais brusco, o sistema bloqueia automaticamente o disco rígido, protegendo os dados.

Tela: 10.1 polegadas
Processador: Intel Atom N450
Memória: 1GB
Hard Drive: até 250GB Pronto para o 4G Duração da bateria de até 8,5 horas
Preço: não divulgado

Modem Motorola CPEi 825
Por ser um modem com integração ao sistema VoIP, ele possui uma porta para dados e outra para o acesso de voz. As luzes indicadoras de conectividade são claramente visíveis no painel central. Ele possui ainda um firewall interno que dá mais segurança à conexão.

WiFi e 4G
Compatível com tecnologia WiMAX
Integração com sistema VoIP
Segurança: WEP, WPA, WPA2
Sistema operacional: Windows, Mac e Linux
Preço: não divulgado