WASHINGTON - Quase metade (44%) dos usuários do portal de atualidades Google Notícias só leem o título da matéria, sem clicar para ter acesso ao texto completo, segundo uma pesquisa da firma de assessoria Outsell.
Esta pesquisa anima os críticos do Google, como o magnata da mídia Rupert Murdoch, que acusa o Google e outros buscadores de não compartilhar os rendimentos publicitários com os sites direcionados por seus links.
Trinta por cento dos entrevistados afirmam que não usam o Google para ter acesso aos sites de informação e preferem ir diretamente para os sites que os interessam.
A pesquisa também mostra que 57% das pessoas que buscam informações o fazem através de meios digitais, para os 33% de há alguns anos.
Além disso, 31% usam o Google Notícias, o Yahoo, o MSN ou AOL para ver as notícias; 30% escolhem a televisão e 8% vão diretamente para os jornais on-line, enquanto que 18% optam por outros sites e 7% o rádio.
A pesquisa foi feita em julho de 2009 com 2.787 pessoas interessadas em notícias, com uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos.