Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Os 10 destaques da CES

Televisões 3D de LED, smartbooks, e-readers, netbooks, telas ultrafinas: saiba quais foram os principais produtos entre as centenas de bugigangas à mostra na feira

Além das habituais grandes marcas que dão as caras na Consumer Electronics Show (CES), várias empresas tentam roubar a cena com uma enxurrada de bugigangas ; algumas úteis, outras nem tanto. Entre elas, uma série de boas ideias, como a de juntar e-reader, netbook e tablet em um aparelho só, como nos novos netbooks da Lenovo e da HP.

[SAIBAMAIS]As maiores decepções ficaram por conta do mercado de games e de smartphones. O primeiro, com uma área 50% maior do que a da CES 2009, deixou as grandes novidades para a E3, no meio do ano. Já os celulares acabaram ofuscados pelo Google e seu Nexus One, anunciado dias antes do início do evento.

Se você está ávido para colocar as mãos nessas novidades, terá de esperar um pouco. Alguns produtos já chegarão às lojas nos próximos meses, como os computadores com processadores Core i3, i5, e i7, da Intel, enquanto outros ficarão no forno até o fim de 2010 ; é o caso do Projeto Natal, para o Xbox 360. Como essas datas se referem aos Estados Unidos, ainda não há previsão para muitas destas novidades no Brasil, com algumas exceções, como o celular Backflip, da Motorola, anunciado pela Vivo para o primeiro trimestre. Você conhece a seguir quais foram as 10 tendências que mais chamaram a atenção na CES.


1.Televisões
Finas, grandes ou pequenas, as televisões roubaram a cena com dezenas de novas utilidades e tecnologias que devem se tornar padrão nas televisões do futuro. Presente nos modelos top de linha das principais fabricantes, como Samsung, Sony e Panasonic, a tecnologia 3D é a que mais chama a atenção e os modelos do futuro ainda apostam alto na conectividade. A maioria dos modelos tem Wi-Fi embutido, o que já garante conectividade com vários serviços online. O mais interessante destes é o da série Infinia, da LG, que está integrada ao Skype, e transmitirá imagens em 720p.

2. Conectividade
Televisões, notebooks, celulares e tablets estarão conectados entre si sem fios e passarão dados cada vez mais rápido. O padrão USB 3.0 vem aí, mas a Intel está pensando em ir além. Durante a conferência de Paul Otellini, diretor executivo da empresa, foi anunciada uma nova tecnologia chamada de Light Peak, que, de acordo com Otellini, consegue transmitir 10GB por segundo de um aparelho para outro, velocidade capaz de passar um filme em blu-ray em apenas 30 segundos. Na mesma conferência, a Intel também demonstrou a conexão WiDi, que passa imagens em HD do notebook para a televisão.

3. Tablets
Mais potentes que um celular, quase tão poderosos quanto um netbook, os tablets estão no meio do caminho entre os dois, rodam dezenas de aplicativos de internet e são direcionados para quem quer ler e navegar na web. De olho no suposto modelo da Apple, com rumores de lançamento para março, as concorrentes já mostraram suas armas. O destaque fica por conta do Slate, da HP, que roda Windows 7 e foi apresentado por ninguém menos do que Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a palestra que abriu oficialmente o evento, no último dia 6.

4. Smartbooks
Os smartbooks seguem por um caminho oposto ao dos tablets. Por fora, eles se parecem com notebooks, mas por dentro têm o poder de processamento e o sistema rápido de um smartphone. Durante a CES, a Lenovo apresentou o já antecipado Skylight, que possui o processador Snapdragon, o mesmo do Nexus One. De acordo com a empresa, ele possui Wi-Fi e 3G integrados, e sua bateria dura cerca de 10 horas.

5. Híbridos
Como se não bastassem aparelhos que deixam a linha entre celular e computador ainda mais tênue, na CES também foram mostrados computadores que são praticamente os dois ; não por combinar processadores e sistemas operacionais destes dois mundos, mas por conseguir juntar ambas as funções apenas com seu design. O Touchsmart tm2 da HP, por exemplo, tem o poder de processamento de um netbook, mas sua tela touchscreen pode ser girada de modo que o computador se torne um tablet. O IdeaPad U1 Hybrid Notebook, da Lenovo, tem uma função similar: ele é um netbook, mas sua tela pode ser desacoplada do teclado, virando um tablet.

6. Projeto Natal
A CES não foi tão empolgante quando se trata de games, mas pelo menos uma notícia animou os fanáticos por esse mercado. A Microsoft confirmou as previsões e lançará, no final deste ano, o Projeto Natal, que adiciona reconhecimento de movimentos e voz ao Xbox 360. O acessório, revelado ano passado na E3, maior feira de games do mundo, promete reconhecer movimentos da pessoa com precisão, sem nenhum tipo de controle. Do lado da Sony, o principal destaque foi o anúncio de que o Playstation 3 receberá atualizações para rodar jogos em 3D.

7. Produtos verdes
A preocupação com o meio ambiente não teve destaque que se esperava, mas os produtos verdes mostraram força. Um dos sistemas mais interessantes foi mostrado na conferência da Intel ; um quadro que, conectado via Wi-Fi, mede a energia que os aparelhos eletrônicos de casa gastam e dá sugestões de como economizar energia. Grandes fabricantes, como a Sony, abraçaram a causa. O notebook Vaio W, anunciado na feira, tem chassi feito de produtos recicláveis.

8. Novos processadores da Intel
Em meio a tantos gadgets e acessórios novos, a Intel aproveitou para atualizar a sua linha de processadores. Todos terão 32nm, o que garante menos consumo de energia do que os processadores de 45nm, sem perder velocidade. O Core i5-670, para desktops, têm clock de 3.46GHz. Já o Core i7-630, de notebooks, tem 2.66GHz. Eles já estarão disponíveis em breve, em cerca de 400 novos modelos de computadores.

9. Novos smartphones
As atenções ficaram voltadas para um lançamento longe de Las Vegas. Em Mountain View, o Google lançou seu Nexus One, que acabou roubando a cena na própria CES (leia mais na página 4). A novidade causou impacto no mercado de smartphones. Seu sistema operacional, o Android 2.1, chegará a outros lançamentos, como o Backflip, da Motorola, aparelho que abre como um livro e possui teclado QWERTY e tela touchscreen de 3.1 polegadas. Outros aparelhos já lançados, como o Cliq, receberão a atualização.

10. E-readers
Assim como os porta-retratos digitais foram febre há alguns anos, os e-readers foram os gadgets que marcaram mais presença na CES. Todas as empresas, claro, queriam abocanhar um pedaço do mercado do Kindle, da Amazon. Alguns são integrados com lojas virtuais (como da própria Amazon) e outros mais sofisticados incluem 3G e Wi-Fi. O destaque ficou por conta do Entourage Edge, que tem duas telas: uma em preto e branco, como a maioria dos e-readers, e outra touchscreen de LCD, equipada com Android.