Mais conhecida pelos cassinos luxuosos, pelas luzes e pelos jogos de azar, a cidade de Las Vegas mudou de ares na semana passada. A ;cidade do pecado; foi o centro de tudo relacionado à tecnologia na Consumer Electronics Show (CES). (1)
[SAIBAMAIS]A feira tradicionalmente antecipa as novidades e as tendências do consumo eletrônico a cada ano. O carro-chefe do evento, realizado entre quinta e domingo últimos, foi a popularização das televisões com imagem em 3D.
As conferências da LG, da Samsung, da Panasonic e da Sony, na véspera do início oficial da feira, já mostravam o que seria o grande tema. O momento é oportuno: as companhias pegam carona no sucesso de Avatar, de olho nas enormes cifras que o filme movimenta. A obra de James Cameron já rendeu a segunda maior bilheteria da história do cinema, com lucro de US$ 1,14 bilhão, e está a ;apenas; US$ 700 milhões de alcançar o primeiro colocado, Titanic. Seus resultados financeiros foram peça-chave para trazer a nova tecnologia tão rapidamente para a casa do consumidor.
;Graças ao 3D, estamos em um momento divisor de águas para a indústria do cinema. É uma ferramenta artística incrível, gera grandes lucros e pode até reduzir a pirataria;, afirmou o presidente da Technicolor, Frederic Rose, durante a conferência da Samsung, na abertura do evento. No que depender dos grandes fabricantes, todos usarão óculos polarizados em frente à televisão. Para completar, várias companhias do ramo do entretenimento fizeram parcerias para trazer conteúdos 3D para a tela.
A rede ESPN, da Disney, será a primeira a entrar nessa onda, com um canal de programação esportiva em 3D ; a começar pela Copa do Mundo na África do Sul, em junho. Discovery, Sony e iMax também fundarão um canal com 24 horas de conteúdo produzido com a nova tecnologia, que começará a operar em 2011. A Toshiba foi ainda mais ousada: sua Cell TV converte imagens 2D para 3D em tempo real. A mágica acontece por causa da máquina Cell, a mesma encontrada no Playstation 3, com oito processadores de 3.2GHz.
O evento também serviu para mostrar que o LCD e o plasma ficarão mesmo para trás. Os principais modelos top de linha das grandes fabricantes adotam a tecnologia LED. São televisões que consomem menos energia, mostram imagens com cores muito definidas e são ainda mais finas ; um modelo apresentado pela LG, sem nome nem previsão de lançamento, apresenta tela de apenas 6,9mm de espessura.
Além das televisões, uma infinidade de gadgets tentou aparecer se aproveitando das redes sociais. Notebooks, telefones, smartphones, e-readers, tablets e até porta-retratos, todos eles com acesso à internet, ofereciam diversos serviços que antes eram exclusividade do computador. Era difícil encontrar qualquer tipo de bugiganga com acesso à internet que não tivesse ferramentas específicas para acessar a tríade YouTube-Twitter-Facebook, entre outros serviços populares nos Estados Unidos, como o Netflix, de distribuição de filmes.
Conectividade, alta definição e integração com a internet em praticamente tudo o que for eletrônico na sua casa: isso é o que as grandes empresas querem levar até o consumidor. Nesta edição do Informática, você fica sabendo o que foi destaque na feira e quais serão os principais produtos que farão a cabeça dos fanáticos por tecnologia pelo resto do ano. Ou, porque não dizer, da década.
1 - 43 anos de tecnologia
A Consumer Electronics Show (CES) é realizada desde 1967, nos Estados Unidos. De 1978 a 1994, a feira contava com dois eventos: um durante o inverno, em Las Vegas, e outro no verão, em Chicago. Em 1995, uma tentativa fracassada de tornar o evento itinerante acabou com a edição do meio do ano, e desde 1998, ela é anual. Na CES, foram mostrados marcos da tecnologia de consumo, como o videocassete, o CD, o NES (Nintendo Entertainment System), o DVD e a TV de alta definição.