Com a promessa de apagar a má impressão causada pelo Windows Vista, a Microsoft começou a vender ontem, em 4 mil pontos em todo o país, o novo sistema operacional da empresa, o Windows 7. Com poucas mudanças no visual, mas com melhorias profundas no desempenho, a plataforma chega para consolidar o domínio da companhia criada por Bill Gates nos computadores pessoais (veja quadro). No entanto, além dos usuários, que mal podiam esperar para ver chegar oficialmente o produto nas prateleiras, outros setores do mercado de TI aguardavam ansiosos pela novidade. Isso porque, sempre que a Microsoft lança um novo sistema operacional, toda uma engrenagem que funciona à sua volta se movimenta.
De acordo com dados da própria Microsoft, para cada R$ 1 gerado pela companhia no Brasil, as empresas que giram em torno do ecossistema de tecnologia faturam outros R$ 12. E com a chegada de um novo sistema operacional, o consumidor também abre a carteira e gasta com outras necessidades, que vão desde suporte técnico a periféricos como memória, disco rígido ou mesmo um computador novo.
De olho na chegada do novo Windows ; e numa leva de consumidores que aguardava o lançamento ;, a rede de lojas CTIS preparou toda a loja para receber de braços abertos a plataforma e seus seguidores. Treinou a equipe de vendas, enfeitou as prateleiras e contratou animadores para chamar a atenção dos clientes para o lançamento. ;A expectativa é grande, uma vez que os testes feitos previamente com o 7 foram bem mais positivos do que foram há três anos com o Vista;, conta o diretor executivo comercial da CTIS, Francisco Testa.
[SAIBAMAIS]Ele acredita que, como o antigo sistema operacional não foi muito bem recebido pelo mercado, haverá uma grande fatia de consumidores que irá preferir migrar diretamente para a novidade. ;Com certeza, muita gente vai pular uma geração, indo do XP direto para o 7, sem passar pelo Vista;, opina. De acordo com Testa, a rede de lojas de informática espera um crescimento de 25% a 30% nas vendas de caixas do sistema operacional e de 10% a 15% na comercialização de computadores que já vêm com a nova plataforma embarcada.
;Também acreditamos que a área de serviços tenha uma alavancagem;, acrescenta. Simultaneamente ao lançamento do Windows 7, mais de 20 fabricantes nacionais e internacionais, entre eles Positivo, Sony, HP e LG, introduziram no mercado novos produtos com o sistema operacional.
Momento oportuno
A rede de supermercados Extra, que em parceria com a Microsoft manteve algumas de suas lojas abertas durante a virada do dia 21 para 22 para promover as vendas do produto, também espera um movimento maior até o fim do ano. ;A versão (7) é muito boa. Ela consegue aliar a facilidade e a leveza do XP com todos os recursos inovadores do Vista. Isso é muito vantajoso, inclusive porque ela pode ser instalada em máquinas menos potentes e se tornar acessível para um público que não tinha condições de comprar máquinas mais robustas, capazes de rodar o Vista;, comenta o gerente comercial de informática do grupo Pão de Açúcar, Avelino Nogueira.
Ele acredita que o programa chega no melhor momento possível, uma vez que o comércio começa a se aquecer para as vendas do Natal. ;Vamos juntar o útil ao agradável. A crise ficou para trás e acreditamos que vamos conseguir recuperar as perdas do fim do ano passado. E com os consumidores trocando de computadores, o Windows 7 vai surfar na crista desta onda;, opinou. A expectativa é de que a rede venda até 10% mais computadores por conta do lançamento. ;Estamos com os estoques cheios;, declarou.
De acordo com o gerente sênior de marketing da Dell, Fábio Lemos, a Microsoft aprendeu com os erros do Vista. ;Ela viu que não é o sistema operacional que tem que ser robusto, mas sim as aplicações que o usuário deseja rodar no PC;, comenta. Ele acredita que haverá, sim, um crescimento de vendas de computadores, mas não necessariamente por conta do novo Windows. ;O mercado de tecnologia sobrevive à base de lançamentos. Estamos vivendo um bom momento, e é sempre bom aproveitar uma época de fim de ano para mostrar novas coisas;, opina Lemos, comentando que até a próxima semana todos os modelos vendidos pelo fabricante já terão o novo sistema embarcado.
Outro setor que acaba sendo atingido pelo lançamento é o de processadores. Apesar da versão 7 exigir basicamente os mesmos requisitos do antecessor, o segmento é aquecido com a troca de máquinas no mercado. Para o gerente de desenvolvimento de mercado da Intel José Bruzadin, além dos consumidores domésticos, as empresas deverão migrar para a nova plataforma. ;Muitos que atrasaram a compra por conta do Vista farão a troca agora;, diz. ;O sistema operacional vai acelerar a curva de crescimento que antecede as vendas de fim do ano;, acredita.
A consultoria de pesquisa Gartner acredita que, embora seja quase inevitável que as organizações migrem para o Windows 7, essa mudança será gradual. ;O lançamento do Windows 7 gera um interesse renovado pelas atualizações de hardware por parte dos consumidores e das pequenas empresas, mas não esperamos que a demanda corporativa ganhe ímpeto até o fim do próximo ano;, afirmou o vice-presidente do Gartner, Charles Smulders. ;Um upgrade atrasado do hardware dos PCs e o ambiente econômico serão tão importantes quanto o Windows 7 para determinar a demanda em 2010;.
Upgrade garantido
Para não perder vendas enquanto os clientes esperam a chegada da nova versão do sistema operacional da Microsoft, algumas fabricantes se comprometeram a oferecer um upgrade gratuito para os consumidores que adquiriram computador com Windows Vista nos últimos três meses. A primeira a anunciar a campanha foi a Megaware. Qualquer consumidor que adquirisse qualquer produto da fabricante (desktops ou noteboks) com Windows Vista Home Premium, Ultimate ou Business pré-instalados, teria o direito ao upgrade. Outra marca que prometeu o mesmo tipo de ação foi a HP, que correu para anunciar que participava do Windows Upgrade Option Program, um programa que possibilita que os clientes que compraram computadores HP recebam uma atualização gratuita para o Windows 7, sendo cobrada somente uma taxa de envio do kit de atualização. ;Muita gente acabou sendo atraída pela campanha;, declara Avelino Nogueira, da rede de supermercados Extra.
O mercado em fatias
Sistema operacional - Participação
Windows XP - 71,51%
Windows Vista - 18,62%
Mac OS X 10.5 - 3,03%
Windows 7 - 1,52%
Mac OS X 10.4 - 0,96%
Linux - 0,95%
Outros - 3,36%
Fonte: NetAplication (set. 2009)