Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Messenger: 10 anos de conversas virtuais

O popular programa de mensagens instantâneas da Microsoft completa uma década de existência com 330 milhões de contas ao redor do mundo. Brasil é o país com maior número de usuários




; Linha do tempo
Bate-papo na rede

Relembre alguns dos principais serviços de conversa que fizeram sucesso na internet

mIRC (1995)
Apesar de limitado, o programa de chat fez muito sucesso no meio da década, tendo atingido a marca de 150 milhões de downloads. Também ficou entre o top 10 das aplicações de internet mais populares, em 2003, pelo Neilsen Net Ranking.

ICQ (1996)
Criado por quatro jovens israelenses, o programa foi o primeiro mensageiro instantâneo a fazer sucesso no mercado. Acrônimo para Eu procuro você (I seek you, em inglês), o aplicativo ainda é utilizado em muitos países (principalmente na Europa), mas perdeu muita participação com a chegada do MSN.

UOL (1996)
Com as diversas salas de bate-papo, o serviço do portal UOL foi um dos precursores no Brasil em conversas na internet. Atualmente, são quase 7 mil salas temáticas disponíveis, onde 350 mil pessoas podem conversar ao mesmo tempo.

MSN Messenger (1999)
Atualmente chamado de Windows Live Messenger, o programa teve várias versões ao longo dos anos, mas a interface manteve, basicamente, o mesmo padrão. O visual ficou mais limpo e o aplicativo ganhou alguns recursos como a mensagem pessoal e a possibilidade de o usuário se expressar com emoticons.

Google Talk (2005)
O serviço de mensagens instantâneas vem ganhando força nos últimos anos por estar, principalmente, integrado ao serviço de e-mail do Google. Com uma interface limpa, o aplicativo também traz recursos de áudio e vídeo e vem encarando perigosamente a soberania do Messenger.