A montadora americana General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira (11/8) a comercialização em 2011 de seu modelo de automóvel elétrico, o Chevrolet Volt.
O diretor-geral da GM, Fritz Henderson, anunciou, além disso, o lançamento para 2011 de 25 novos veículos, seis dos quais estarão disponíveis no próximo ano.
Depois de sair da concordata em 10 de julho, a GM havia prometido a entrada em produção, em 2010, do Chevrolet Volt, um dos modelos nos quais aposta para renovar sua imagem de marca e suas vendas.
No último dia 5, o presidente do conselho de administração da GM, Ed Whitacre, disse que a empresa vai acelerar o lançamento de alguns dos modelos que está desenvolvendo, devido à queda de vendas em alguns dos principais segmentos do setor.
A queda nas vendas provocou uma redução da participação da GM no mercado automobilístico dos Estados Unidos. Em julho, a participação da GM passou de 20,5% para 18,9%. Whitacre não especificou quais novos modelos terão sua comercialização antecipada.
Ele previu que o Volt será um automóvel "de muito sucesso", quando entrar no mercado à época ele havia informado que o veículo entraria no mercado no final de 2010.
Vendas
No início do mês, a GM informou que suas vendas nos Estados Unidos recuaram 19,4% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas as vendas no varejo cresceram em relação a junho, pelo quinto mês consecutivo, estimuladas pelo programa governamental de incentivo para troca de carros usados.
Nos EUA as foram comercializados 189.443 veículos em julho, contra 235.184 um ano antes. As vendas no varejo registraram baixa de 9% em relação a julho de 2008, mas as vendas no atacado recuaram 47% no mesmo período.