Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Sucesso do iPhone e novos Macs faz venda do Ipod despencar

No ranking de vendas da Apple, o iPod já não é mais a menina dos olhos da companhia. Ele caiu da primeira posição para a terceira em número de vendas em todo o mundo, ficando atrás dos Macs e iPhones.

Desde que o iPod foi lançado, em 2001, ele se tornou o tocador de músicas em formato digital mais popular (e copiado) em todo o mundo. Mas, um relatório divulgado recentemente pela Apple mostra que a participacão do tocador na receita da companhia despencou para 18%, comparado com os 56% registrados no mesmo período de 2006.

Várias empresas tentam aperfeiçoar seus tocadores mp3 para acabar com o monopólio criado pela Apple no mercado da música digital. A Microsoft investe no Zune HD, tornando-o mais fino e com uma tela OLED mais brilhante. O modelo também vem com receptor de rádio em alta definição, o que não está presente nos iPods.

O que segura o iPod no mercado é o fato de usuários não se importarem em gastar um pouco mais para obter um equipamento simples e fácil de usar. É preciso levar em consideração também todo o investimento feito pela Apple durante a sua divulgação, vendendo a idéia de que o iPod sempre foi o melhor tocador de mp3 do mercado.

A Apple provavelmente não baixará o preço de seus produtos para ganhar posição no mercado. A empresa carrega uma tradição de ser a primeira em trazer inovações e melhoria na usabilidade de seus produtos. Sendo assim, o iPod será um produto tradicional e que continuará a ser adquirido pelos apaixonados da marca.