Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Depois do Orkut, a nova onda nos sites de relacionamento dos brasileiros é o Twitter

Mariana Pizarro está menos antenada no Orkut e mais fã do Twitter. Há três meses, ela já ;segue; (terminologia utilizada para definir o acompanhamento das mensagens postadas no microblog) 55 pessoas, a maioria gente famosa. Deus na Terra e Tom do McFly no céu, a universitária de 18 anos diz que o máximo no Twitter é ter a chance de alguma celebridade se comunicar com você. ;O Tom foi a um churrasco e uma amiga havia levado uma sobra do bolo de casamento dela. Ele postou o site onde ela comprou o bolo e eu perguntei se ele iria encomendar o dele também lá. Ele riu e respondeu um talvez;, conta a fã do vocalista da banda inglesa de pop rock.

As redes sociais são moda no mundo. Um em cada nove internautas em todo o planeta participa de alguma rede social, segundo pesquisa divulgada em julho pela consultoria americana comScore. Dados do mês de junho do Ibope Nielsen Online apontam que 15% dos 34 milhões de brasileiros que têm acesso à internet visitaram o Twitter, onde cada um só pode escrever 140 caracteres ; mais ou menos duas linhas ; em cada mensagem. Essa percentagem põe o Brasil no topo do ranking de acesso ao site, na frente dos Estados Unidos (11%) e Reino Unido (9%). Porém, a maioria, em números absolutos, dos 32 milhões de usuários que têm perfil no site mora nos Estados Unidos. Nesse ranking de perfis registrados, o Brasil fica em quinto (7% dos acessos via web), segundo pesquisa da Sysomos Inc, atrás do Japão, Espanha e Inglaterra.

Ainda pouco mais de um novato no Brasil ; chegou por aqui em janeiro de 2008 ;, o Twitter já é febre entre políticos, artistas, empresas e sites. No Correio Braziliense, por exemplo, o site Eu, estudante (@euestudante) e a Dad Squarisi (@dadsquarisi) já têm seus seguidores. Pesquisa realizada pela Bullet, que entrevistou 3.268 brasileiros usuários do Twitter, entre 27 e 29 de abril, traçou o perfil do público brasileiro nessa rede social, que a cada dia se multiplica. Só para se ter ideia, 43,6% dos nossos twitteiros abriram a conta no segundo semestre deste ano. A predominância é de homens jovens, entre 21 e 30 anos, solteiros e moradores de São Paulo e Rio de Janeiro. São universitários ou graduados e ficam conectados na internet mais de 50 horas por semana.

A popularização do site no Brasil tem a ver com as celebridades e a utilização pela mídia, como programas de TV. ;Brasileiro gosta de ver gente famosa em revistas, na tevê, imagina agora que pode saber novidades da própria fonte, sem o intermédio da mídia? Essa sensação de aproximação é o que faz tanto sucesso;, diz Bruna Cavalheiros, responsável pelo setor de Presença Digital na Bullet. Dos que utilizam o Twitter, 80% seguem perfis de agências de notícias, jornais, revistas e portais. ;O Twitter é muito conveniente. É fácil de estar nessa torrente de informação e pode ser uma oportunidade para o poeta, que trabalha com a boa a síntese;, diz Paulo Nassar, professor de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Domínio mantido
Apesar da nova onda em torno do Twitter, o Orkut ainda domina o mundo virtual das redes sociais no Brasil, com cerca de 75% dos internautas, segundo pesquisa da Google divulgada na semana passada. A frequência de visita ao Orkut é 10 vezes maior em comparação à média dos demais sites brasileiros. São 35 milhões de usuários no Brasil, de acordo com a Netpop Research, empresa contratada pela Google, o que representa 57% dos usuários do site. Em seguida, vem a Índia, com 41%.

Dos entrevistados, 95% afirmaram usar o Orkut. Em seguida, vem o Myspace, com 28% . O Sonico, mais popular rede social na Argentina, aparece com 25%, e Hi5, muito usado na América Latina, tem 19% das preferências dos brasileiros. O Facebook, 17%. ;O que a gente verifica no Brasil é a paixão dele pelas redes sociais, e isso tem muito a ver com o perfil do brasileiro, que é um povo amistoso e gosta de conversar;, diz Kika Oncken, gerente de vendas do Google.

Além da onda do Twitter no Brasil, este ano o número de usuários do Facebook mais do que dobrou no país ;cresceu 133% entre janeiro e maio, segundo o comScore. São 7,8% usuários do total de internautas nacionais, ou seja, 2,7 milhões de pessoas, segundo o Ibope Nielsen. Em todo o mundo, o Facebook reúne 250 milhões de usuários, principalmente nos Estados Unidos e nos países europeus. Por conta disso, Eline Priscilla de Souza, 20 anos, mantém Orkut para se comunicar com os 425 amigos brasileiros e o Facebook para os 104 norte-americanos.

;Morei dois anos em Maryland e lá, antes, todos usavam o Myspace, mas como migraram para o Facebook, fiz o mesmo. É uma forma mais barata que o telefone de manter a amizade;, explica a estudante de odontologia. Sem interesse na onda do Twitter e afins, o universitário Guilherme Menegói, 17 anos, é uma exceção aos recursos modernos de fazer e manter amigos. ;Não tenho Orkut, nem Facebook. Prefiro encontrar os amigos para conversar;, diz.



; Principais comunidades virtuais

Orkut
Filiada ao Google, foi criada em 2004. O nome vem do projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. O serviço foi criado para ajudar os usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. Originalmente, a sede do Orkut era na Califórnia, mas em agosto de 2008, a Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pela unidade brasileira, devido à grande quantidade de usuários locais

Myspace
Rede social e interativa que permite uso de fotos, blog e perfil do usuário. Tem muitos usuários nos Estados Unidos e foi o líder no mercado até ser ultrapassado pelo Facebook. Por hospedar MP3, muitas bandas e músicos se registraram. A banda inglesa Coldplay, por exemplo, costuma lançar algumas músicas na rede social. Avril Lavigne, Madonna e Britney Spears mantêm seus perfis lá. O MySpace chegou ao Brasil em 2007

Facebook
A rede social foi fundada por Mark Zuckerberg, 25 anos, um ex-estudante de Harvard, em 2004. Era restrita inicialmente a universitários. Hoje é líder no ranking nos Estados Unidos e em vários países europeus. Até o presidente francês, Nicolas Sarkozy, já utilizou a ferramenta para se comunicar com os internautas

Twitter
Também conhecido como o SMS da internet, chegou ao Brasil em janeiro de 2008. Essa rede social permite que o usuário envie e leia atualizações pessoais de outros contatos ; esses textos são chamados de tweets ; pela web ou SMS, e exibidos no perfil do usuário em tempo real. O Twitter foi criado por Jack Dorsey em 1992, mas tecnologicamente só foi possível em 2006. O ator Ashton Kutcher, marido de Demi Moore, foi o primeiro a ultrapassar a barreira do milhão de seguidores

Hi5
Criado em 2003 por Ramu Yalamanchi, o site foi um dos 20 sites mais visitados na internet no ano passado. Permite criar álbuns de fotografia e instalar leitor multimídia para reproduzir as músicas preferidas. A Hi5 foi a página mais visitada pelos portugueses nas navegações a partir de casa no primeiro semestre deste ano, segundo estudo Netpanel da Marktest

Sonico
Fundado em 2007, em Buenos Aires, por Rodrigo Teijeiro, o Sonico é a principal rede social da América Latina. Dos 40 milhões de usuários, o Brasil é o mercado mais importante, com 8,4 milhões de usuários, seguido pelo México, Colômbia, Argentina e Peru


; Pesquisa do Google

A Netpop Research, contratada pela Google, ouviu mil pessoas com mais de 15 anos em todo o Brasil que participavam de sites de rede social.

44% têm de 18 a 29 anos

90% dizem que o site permite entrar em contato com antigos amigos

63% dos usuários entram no site várias vezes por dia, e

21% afirmam entrar pelo menos uma vez ao dia.

92% têm como preferência na navegação os álbuns de fotos

41% dos amigos de uma pessoa no Orkut são desconhecidos

68% não fazem uso de redes sociais por temer uso indevido do conteúdo postado