O governo brasileiro assumiu o compromisso de de ser o país líder para a realização do Fisu Web Games (FWG) em âmbito mundial, a partir de 2011. O Memorando de Entendimento foi assinado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, e pelo secretário geral da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), Eric Saintrond, na manhã desta quarta-feira (29/7).
O Fisu Web Games é uma competição internacional entre estudantes universitários, realizada por meio da internet. A competição terá disputas em rede de games, de festivais culturais e de promoção de talentos esportivos, artísticos e acadêmicos. Será realizada pela Fisu, que representa 60 mil universidades em 153 países, totalizando 140 milhões de jovens.
[SAIBAMAIS]As competições serão disputadas em duas etapas ; online e offline -, pelo portal FWG. Na etapa online, os usuários cadastrados no FWG participarão da competição pela internet. Já na fase de semifinais e finais, o usuário viajará à cidade anfitriã para as disputas ao vivo, eventos internacionais que serão realizados em grandes arenas, como ginásios de esporte, centros de convenções ou campus universitários.
Os eventos offline são as disputas finais de cada uma das competições já realizadas em rede. Os custos da viagem dos finalistas para os locais de competição são pagos pela FWG. Os vencedores recebem premiações em dinheiro, medalhas e troféus.
O comitê gestor será coordenado pelo Ministério do Esporte, que terá a responsabilidade de articular as ações dos diversos órgãos, ministérios e agências governamentais envolvidas no evento. A realização dos eventos no país permitirá que cada órgão do governo federal possa executar as mais variadas ações no sentido de apresentar e fortalecer a marca Brasil.