Escrever uma mensagem de texto (SMS) enquanto se dirige um veículo é muito mais perigoso do que falar ao celular e multiplica por 23 o risco de se sofrer um acidente, revela um estudo publicado nesta terça-feira (28/07) nos Estados Unidos.
O principal problema procede do fato de que o motorista é obrigado a tirar os olhos da estrada para poder digitar a mensagem, destaca o estudo, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI).
Em geral, as tarefas que obrigam o motorista a baixar os olhos são as que representam mais risco de acidente, revela o Instituto.
O estudo indica que escrever uma mensagem de texto no celular faz o motorista desviar a visão durante um período de até seis segundos, o que "equivale a percorrer a distância de um campo de futebol (cerca de 100 metros) quando se está a 90 km/h sem olhar a estrada".
Segundo o VTTI, o simples ato de digitar um número de telefone ao volante aumenta em 2,8 o risco de acidente, que baixa para 1,3 quando apenas se conversa na direção. Procurar um objeto no carro também amplia o risco de acidente ao volante, em 1,4 vez, destaca o estudo.