Uma norte-americana foi condenada, na sexta-feira (19/6), a pagar uma multa de 1,9 milhão de dólares à Record Industry Association of America (RIAA) pelo download e compartilhamento ilegal de 24 músicas pela internet.
[SAIBAMAIS]Este foi o único caso que teve julgamento iniciado pela associação, entre aproximadamente 20 mil processos similares.
O processo de Jammie Thomas teve início em 2007, quando ela foi condenada a pagar 222 mil dólares por pirataria online. A cidadã usou o serviço de compartilhamento por redes peer-to-peer (P2P) Kazaa para compartilhar as faixas musicais.
Na época, a RIAA disse que a multa poderia chegar a 3,6 milhões de dólares. Desta vez, a multa não chegou ao extremo, mas corresponde a um valor de 80 mil dólares por música. O mínimo poderia ter sido, contudo, de 750 dólares cada faixa.
No ano passado, a RIAA afirmou que não processaria mais usuários de P2P, mas sim notificaria provedores de internet a respeito de pessoas que trocam muito material protegido por copyright pela web.