A direção da Fórmula 1 anunciou, ontem, mais alterações no planejamento devido à pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez desde 1954, o GP de Mônaco não ocorrerá na temporada — a etapa está cancelada. Além disso, adiou as etapas da Holanda e da Espanha. Outra mudança é o adiamento da implantação do novo regulamento técnico. Em vez das novidades começarem em 2021, passam a ser previstas para 2022.
Em comunicado oficial, a Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e os 10 times participantes do Mundial anunciaram um acordo unânime sobre adiar a adoção do novo pacote de propostas. A decisão foi tomada porque, neste ano, com várias corridas adiadas e sob risco de cancelamento, haverá menos recursos para se desenvolver os carros dentro das novas regras técnicas.
Com isso, são atualmente sete as etapas afetadas na temporada de 2020 e a expectativa é de que o Mundial tenha início somente na oitava corrida do ano, no GP do Azerbaijão, em 7 de junho.
Com as provas adiadas e as férias movidas para março e abril, a categoria terá mais tempo para encaixar as corridas no segundo semestre.