Em vez de algum artifício aerodinâmico ser a grande novidade na pré-temporada da Fórmula 1, desta vez é um volante a grande polêmica durante os testes da categoria, realizados nos últimos dias em Barcelona. E o centro das atenções novamente é a Mercedes. A utilização de uma peça com um sistema diferente de regulagem causou polêmica entre as equipes e fez os dirigentes da equipe alemã saírem em defesa da inovação.
A câmera “onboard” da transmissão mostrou o hexacampeão Lewis Hamilton movimentando o volante para frente e para trás durante as voltas. Nas retas, a peça ficava mais próxima ao piloto, que empurrava o volante de volta à direção original quando chegava nas curvas.
Segundo o diretor técnico da Mercedes, James Allison, a inovação não fere o regulamento e foi batizada de DAS. “O sistema introduz uma nova possibilidade de movimento ao volante. Não é uma novidade para a FIA [Federação Internacional de Automobilismo]. Temos trabalhado com eles a respeito desse sistema há algum tempo, e as regras sobre a direção são bastante claras. Estamos plenamente confiantes de que preenchemos todos os requisitos”, explicou Allisson. O argumento ainda gera desconfianças.