Superesportes

Última chance de ir a Tóquio



Bola ao alto para a Seleção Brasileira feminina de basquete. O que está em jogo é a vaga para as Olimpíadas de Tóquio-2020, que serão disputadas entre julho e agosto. O Brasil inicia hoje a participação no Pré-Olímpico Mundial, em Bourges, na França. A estreia é contra Porto Rico, às 14h. Na chave também estão Austrália e o time francês. Das quatro equipes, as três melhores se classificam.

A competição é a terceira e última chance de o Brasil ir para os próximos Jogos Olímpicos, mas as possibilidades são altas para as brasileiras, que atualmente ocupam a 15ª posição do ranking mundial. Até sábado, Brasil, França, Porto Rico e Austrália se enfrentam em jogo único e os três mais bem classificados carimbam o passaporte para Tóquio.

A Seleção Brasileira feminina de basquete vive crescente desde a chegada do técnico espanhol José Neto, em maio de 2019. Quebrou um jejum de 28 anos sem título nos Jogos Pan-Americanos ao levar o ouro na edição de Lima, no Peru, em agosto. Também subiu ao pódio na Copa América, conquistando o bronze, após boas apresentações contra Canadá e Estados Unidos, em setembro. E se classificou para o Pré-Olímpico Mundial com vitórias sobre Argentina e Colômbia no torneio das Américas, em novembro.

A Seleção Brasileira finalizou a preparação para o Pré-Olímpico Mundial em Belgrado, na Sérvia, onde chegou no início da semana passada e fez um amistoso contra a Sérvia. A equipe comandada por José Neto perdeu o jogo por 73 x 58 para a equipe que foi bronze nas Olimpíadas do Rio-2016.

“O jogo contra a Sérvia foi muito importante para continuar nossa fase de preparação. Foi um ótimo teste, porque a Sérvia nos exigiu defensiva e ofensivamente. Treinamos o tempo das jogadas, o ritmo da defesa e o entrosamento. Estamos preparadas para começar a competição”, avaliou a armadora Débora.

A última atleta a se juntar à Seleção para o Pré-Olímpico Mundial foi a pivô Erika de Souza, 37 anos, que chegou em Belgrado no último domingo. As novidades ficaram por conta da pivô Maria Carolina e da armadora Alana. (MN)



PROGRAME-SE


Brasil no Pré-Olímpico


Hoje

14h Brasil x Porto Rico

Sábado

16h30 França x Brasil

Domingo

10h Brasil x Austrália