Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Luxemburgo garante futebol mais ofensivo





O técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não teve contato com o elenco do Palmeiras, mas já projeta montar a equipe de forma ofensiva na temporada de 2020. A pretensão não é por acaso: o treinador, de 67 anos, foi um dos que mais verbalizaram restrições aos elogios da imprensa aos estrangeiros Jorge Jesus e Jorge Sampaoli, que, por recuperarem as características ofensivas que marcam a tradição do futebol brasileiro, colocaram Flamengo e Santos na primeira e segunda colocação, respectivamente, do Brasileirão.

E Luxemburgo está disposto a fazer parte desse novo momento, exigido por torcedores e jornalistas. ;Montar a equipe vai ser de acordo com o elenco que a gente vai ter, vendo as características dos jogadores. Claro que vou montar direcionado para o meu pensamento, que é de uma equipe mais ofensiva, jogando no campo do adversário, mais proativa. No momento, o pessoal vem falando de reativa e proativa, então é uma equipe mais proativa e buscando o jogo sempre;, disse o técnico, em entrevista à organização da Flórida Cup, torneio de pré-temporada realizado nos Estados Unidos. Em 15 de janeiro, o Palmeiras enfrenta o Atlético Nacional, da Colômbia, e dia 18 encara o New York City, dos EUA.

A primeira passagem de Luxemburgo pelo clube foi entre 1993 e 1994. Voltou em 1995 e 1996, e em 2002. A última temporada foi entre 2008 e 2009. Conquistou sete títulos dirigindo o time: Campeonato Paulista em 1993, 1994, 1996 e 2008; Rio-São Paulo, em 1993; e Brasileiro, em 1993 e 1994.

;Ninguém vai cinco vezes em uma empresa trabalhar, é difícil. É sinal de que o pessoal gosta do meu trabalho.;

O Palmeiras se apresenta dia 6 de janeiro, mas a estreia no Paulista é dia 22 contra o Ituano.