Não é difícil entender a gratidão de Bafétimbi Gomis ao técnico Jorge Jesus na comemoração do gol que classificou o Al-Hilal para a semifinal do Mundial de clubes da Fifa na terça-feira, às 14h30, contra o Flamengo, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar. O centroavante francês de 34 anos foi uma espécie de ;Gabigol; do treinador português na passagem relâmpago de sete meses pela Arábia Saudita.
Jorge Jesus comandou o Al-Hilal em 20 jogos na temporada 2018/2019. Gomis balançou a rede 17 vezes sob a batuta do ;mister;. O matador havia sido um dos pedidos do treinador português. O reforço desembarcou em Riad por
6 milhões de euros depois de balançar as redes 14 vezes em 19 exibições pelo Galatasaray.
Gomis é o modelo de centroavante que Jorge Jesus tanto pediu ao Flamengo ; e ainda não conseguiu. Alto, forte fisicamente, bom finalizador e com experiência internacional. Acumula 23 partidas na Champions League, outras 22 na Liga Europa, três gols em 12 exibições pela França e participação na Eurocopa em 2008.
A admiração de Jorge Jesus por Gomis começou em 2 de novembro de 2010. O Benfica sofreu para derrotar o Lyon por 4 x 3 no Estádio da Luz pela fase de grupos da Champions League. Gomis entrou em campo no lugar de Pape Diakhaté e marcou o segundo gol da reação francesa aproveitando assistência de Alexandre Lacazette.
Como o próprio Gomis explicou após a vitória por 1 x 0 sobre o Espérance da Tunísia, não houve provocação ao Flamengo, mas reconhecimento ao papel de Jorge Jesus. O português estava sentado na arquibancada com a delegação do Flamengo estudando o Al-Hilal. ;Não é sobre os jogadores, tenho total respeito e torço pelo Flamengo, porque Jesus é meu amigo, um pai para mim. Antes de o Mister deixar Riad, o convidei para jantar na minha casa, nos encontramos, e quando marquei (o gol), fui mandar uma mensagem: vamos nos enfrentar e que seja um grande jogo para Flamengo e Hilal;, disse aos jornalistas na zona mista do Jassim bin Hammad Stadium.
Gomis disse que não está 100% fisicamente devido a uma cirurgia realizada na semana passada e mostrou respeito pelo Flamengo. ;Não sei muitas coisas. Sei que é um grande time, com muitos jogadores talentosos, um grande treinador, muitos torcedores. O que vou falar dos jogadores brasileiros? Que têm muita qualidade;, elogiou.
Sofrimento
Mais técnico e com jogadores experientes que disputaram Copa do Mundo, o Al Hilal foi superior, mas sofreu para confirmar o triunfo. Teve mais posse de bola durante boa parte da partida e finalizou mais vezes ; 12 contra sete, no total ;, no entanto demorou para encaixar seu jogo.
Depois de ter dificuldade para superar o bloqueio defensivo do Espérance, o time saudita se encontrou no jogo a partir das alterações promovidas pelo técnico Razvan Lucescu. Especialmente após a entrada do centroavante Gomis no lugar de Cuéllar.
Forte e habilidoso, o francês balançou as redes em uma de suas primeiras ações em campo. Aos 27, ele recebeu na entrada da área, deu um corte no marcador com um toque por cima e estufou as redes em chute no canto direito para marcar um golaço.
Competitivo, mas sem muita qualidade técnica, o Espérance foi ao ataque, mas não teve sucesso na busca pelo empate mesmo com um a mais, depois que Kanno foi expulso. Não conseguiu sequer ameaçar o gol defendido por Al-Muaiouf e ficou pelo caminho, decepcionando a sua fanática torcida, que fez muito barulho no estádio e chegou até a causar confusão com agentes de segurança ao acender sinalizadores.