[FOTO1]
As Seleções masculina e feminina de basquete do Brasil conheceram o caminho que terão de percorrer para jogar as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Ontem, foram sorteados os grupos do Pré-Olímpico em que a missão das mulheres aparentemente é mais tranquila.
O time feminino disputará a chave na cidade de Bourges (França). Além das francesas, o Brasil enfrenta Austrália e Porto Rico. Na teoria, francesas e australianas são adversárias complicadas, mas estão reservadas três vagas neste grupo para Tóquio 2020. As brasileiras são favoritas contra Porto Rico.
;Temos de jogar não um tudo ou nada contra Porto Rico, temos de jogar para ganhar cada partida;, afirmou o técnico José Neto, lembrando que caso haja uma surpresa e a seleção porto-riquenha vença França ou Austrália, o grupo ficará indefinido. ;Eu sempre vou preparar minha equipe para vencer, independente do adversário.;
No masculino, a situação é mais complicada. Na primeira etapa do Pré-Olímpico, a equipe do técnico Aleksandar Petrovic enfrenta a Croácia, dona da casa, e Tunísia ; os dois melhores se classificam. Na sequência, as seleções avançam contra os dois classificados do triangular entre Alemanha, Rússia e México. Deste novo quadrangular, apenas um país irá para os Jogos Olímpicos.
;Não é fácil chegar aos Jogos Olímpicos, mas pelo que poderia acontecer, tivemos um pouco de sorte;, comentou o técnico Aleksandar Petrovic, que nunca escondeu o temor de cair no torneio sediado pela Sérvia. ;Vencer esta competição é possível.;
No Pré-Olímpico Masculino, a disputa ocorrerá de 23 a 28 de junho. O qualificatório feminino será disputado de 6 a 9 de fevereiro.