Com a definição dos duelos das oitavas de final (ver quadro), a torcida candanga teve a chance de ver, ontem, no Bezerrão, uma possível adversária do Brasil em caso de classificação contra o Chile nas oitavas de final, quarta-feira, às 20h, no Gama. A Itália, que terá pela frente o Equador na próxima fase, entrou em campo classificada para a fase mata-mata do Mundial Sub-17. Do outro lado, o Paraguai estava em situação tranquila para buscar a vaga pelo Grupo F. Apesar de pouparem muitos titulares, as duas seleções fizeram um confronto movimentado. A partida que encerrou a primeira fase da competição teve direito a gol com apenas três minutos de jogo e virada paraguaia por 2 x 1 diante de 824 pessoas.
O jogo contou até com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que apareceu na tribuna de honra da principal arena do torneio da Fifa para acompanhar o jogo válido pelo Grupo F (leia mais na página 5). Bolsonaro tem raízes italianas. Parte da família veio do país europeu. A outra é oriunda de alemães. Torcedor do Palmeiras, é presença recorrente em estádios de futebol. No Bezerrão, chegou a se juntar aos torcedores na arquibancada e posou para foto quando restavam 10 minutos para o término da partida.
Quem se dispersou com o burburinho causado por Bolsonaro, porém, perdeu o primeiro gol da partida, logo aos três minutos, com o zagueiro italiano Lorenzo Pirola, que chegou ao terceiro dele no Mundial. O Paraguai, que saiu atrás no placar, ainda sofreu com lesões e precisou fazer duas substituições ainda no primeiro tempo. Fernando Presentado entrou aos 35 minutos no lugar de Gastón Ibarra, que saiu machucado, Mas, logo depois, o próprio Presentado torceu o tornozelo e também precisou ser substituído, ficando apenas 10 minutos em campo.
Poupado, Santiago Ocampos assistiu à sequência de lances azarados da seleção paraguaia do banco de reservas. O lateral-direito é o único do elenco que não defende um clube paraguaio. Jogador da Juventus há quase dois anos, ele chamou a atenção de um olheiro do clube italiano quando disputou o Sul-Americano Sub-15. ;É algo genial com que todo garoto sonha. É um privilégio;, diz. Companheiro de time dos italianos Alessandro Riccio e Franco Tongya, o paraguaio se tornou adversário na última partida da fase de grupos.
Fã do argentino Mancuello e do colombiano Cuadrado, o jovem Ocampos gosta de ressaltar os sul-americanos do time profissional da Juventus, como o também lateral Alex Santos e Douglas Costa e o próprio Cuadrado, com quem tem oportunidade de treinar de vez em quando. Amante da comida italiana, o jogador confessou que o primeiro mês longe da família na Itália não foi fácil. Adaptado, inclusive com o idioma, ele voltou a vestir a camisa da seleção paraguaia. Desta vez, enfrentou os companheiros Alessandro Riccio e Franco Tongya, os dois atletas da Juventus da seleção italiana no Mundial.
Apesar de parecer que os amigos italianos levariam a melhor, Ocampos viu a situação paraguaia melhorar com o gol do atacante Diego Duarte. Aos 37 minutos, o goleiro Gonzalez lançou a bola com os pés, um paraguaio desviou de cabeça para outro colega aberto pela esquerda, que cruzou e o camisa 9 empurrou para o fundo das redes. Com novo fôlego, o Paraguai ainda conseguiu a virada aos 6 do segundo tempo com o meia Júnior Monzón.
;É uma grande responsabilidade jogar contra a Itália, foi um jogo muito disputado e apertado, com muito lá e cá, mas felizmente passamos para a outra fase;, comemorou o autor do gol da vitória, Júnior Monzón, que disse estar confiante para a fase mata-mata. Com o resultado, o Paraguai avançou para as oitavas de final em primeiro do Grupo F, com 7 pontos; seguido pela Itália, com 6, e pelo México, com 4. Na outra partida da mesma chave, a equipe mexicana goleou as Ilhas Salomão por 8 x 0.
Oitavas de final
Amanhã - Goiânia
16h30 Angola x Coreia do Sul
20h Nigéria x Holanda
6/11- Gama
16h30 Japão x México
20h Brasil x Chile
6/11 - Goiânia
16h30 Espanha x Senegal
20h França x Austrália
7/11 - Cariacica
16h30 Equador x Itália
20h Paraguai x Argentina
Fúria dá show no Bezerrão
Diante de 1.415 torcedores, a Espanha venceu Camarões por 2 x 0, ontem, no Bezerrão. Com gols de Escobar e Ilaix, e duas assistências de Pedri, a Fúria se classificou em primeiro do lugar no Grupo E, para as oitavas de final da Copa do Mundo Sub-17. Camarões somou a terceira derrota seguida e se despediu do torneio.
Na primeira etapa, Escobar recebeu passe de Pedri, chutou de primeira para o gol e abriu 1 x 0 para a Espanha. ;Sabíamos que era uma partida difícil, muito dura. Mas tocamos a bola bem e aproveitamos as jogadas ofensivas para ganhar o jogo e os três pontos;, disse o autor do primeiro gol da partida.
Aos 42 minutos, em mais uma assistência de Pedri, contratado pelo Barcelona 5 milhões de euros, Moriba Ilaix mandou para o fundo das redes. ;Meu foco principal é no meu país. O Barça sempre foi um sonho, mas é algo que ocorrerá no futuro, agora tenho que estar concentrado na seleção;, disse o atacante Pedri, garçom do Sub-17 espanhol.
No segundo tempo, a Espanha marcou mais duas vezes, porém, a arbitragem anulou por impedimento. No outro lance, apontou falta de Escobar em Ze Essono com a ajuda do Árbitro de Vídeo e o jogo acabou em 2 x 0.