Enquanto a Itália conquistou o mundo em quatro oportunidades e é uma das grandes potências do futebol, as Ilhas Salomão jamais participaram de uma edição de Copa do Mundo. Aliás, nem haviam participado de um torneio Fifa de futebol de campo até a vaga para o Mundial Sub-17 até estrear ontem com derrota por 5 x 0 para Squadra Azzurra, gols de Gnonto (2), Tongya, Cudrig e Capone.
Mas nada tirou o sorriso do rosto dos jogadores das Ilhas Salomão. O artilheiro e melhor jogador da Copa da Oceania Sub-16, que classificou o país para o Mundial, foi o camisa 10 Raphael Le;Ai. Até então, a nação só participara de competições de futsal e futebol de areia. Os 859 pagantes apoiaram as Ilhas Salomão.
Antes do início da partida, os jogadores choraram no hino nacional. Depois do primeiro gol italiano, aos 23 minutos, marcado por Gnonto, da Inter de Milão, as Ilhas Salomão se renderam.
A goleada não tirou a felicidade de Raphael Le;ai. ;Meus pais me encorajam a trabalhar mais duro que todos os outros jogadores. Isto aqui é maravilhoso. A gente vai fazer o nosso melhor, prometeu.
Inspirado em Cristiano Ronaldo, o artilheiro se diz contente por representar o país. ;As pessoas estão em casa nos apoiando muito. Estou muito feliz;. Perguntando sobre qual clube gostaria de defender, Le;Ai surpreendeu ao apontar uma seleção: Portugal.
Ontem
Grupo E
Espanha 0 x 0 Argentina
Tajiquistão 1 x 0 Camarões
Grupo F
Ilhas Salomão 0 x 5 Itália
Paraguai 0 x 0 México
Hoje
Hoje
Grupo A - Bezerrão
17h Angola x Canadá
20h Brasil x Nova Zelândia
Grupo B - Goiânia
17h Nigéria x Equador
20h Austrália x Hungria