Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Experientes, mas sem oba-oba

Apostando no entrosamento dos veteranos e na garra das novas caras, Universo/Brasília estreia hoje no NBB, contra o Botafogo




Tricampeão do Novo Basquete Brasil (NBB) e uma das equipes mais tradicionais do cenário nacional, o Universo/Brasília chega para o NBB 12 com pouca badalação e apostando na experiência e entrosamento do elenco para alcançar bons resultados. Nezinho, Arthur e Ronald são os principais nomes da equipe para a temporada 2019/20. A equipe estreia hoje, às 20h, contra o Botafogo, no ginásio da Asceb.

Após uma semana conturbada nos bastidores, a diretoria decidiu pela troca no comando técnico. Com a saída de André Germano, o ex-auxiliar Ricardo Oliveira foi efetivado e será o técnico da equipe para esta temporada. Assim, o Universo/Brasília não promete uma temporada com resultados animadores. Uma vaga nos playoffs será o melhor cenário para a equipe da capital, ao final da primeira fase.

Diferentemente do NBB 11, quando o time foi montado às pressas e com pouco tempo de preparação, o Universo/Brasília chega para o NBB 12 com a base do elenco que disputou o torneio anterior e, desde julho, vinha treinando sob o comando de André Germano. O novo técnico, Ricardo Oliveira, teve apenas uma semana para implantar sua filosofia.

Além da mudança no comando, quatro reforços pontuais se juntaram aos oito atletas remanescentes da temporada passada: o jovem armador Gabriel Santos, o ala Gui Bento, o ala/pivô Zé Carlos e o pivô Bruno Fiorotto passaram a integrar o time que já possui Nezinho, Arthur, Ronald, Pedro Mendonça, Pedrinho Rava, Gui Santos, Rafa Moreira e Marcelão. Em contrapartida, a equipe perdeu dois dos principais jogadores do time na última temporada: o americano Zach Graham, que liderou a liga em pontos por boa parte da competição, reforçou o Flamengo; e o venezuelano Windi Graterol seguiu para o basquete dominicano onde defende o Metros de Santiago.

Expectativa
Líder e capitão da equipe, Nezinho acredita na evolução do time para um bom NBB. ;A gente tem melhoraddo bastante, mas ainda estamos em um processo evolutivo. Acredito que possamos fazer um bom jogo e temos que buscar a vitória;. Outro ídolo da capital, Arthur garante dedicação e foco para a nova temporada do torneio. ;Estamos empolgados. Essa última semana foi produtiva. Vamos com vontade e dedicação. Sabemos que o campeonato é longo, então vamos focados para fazer um bom jogo aqui e pegarmos essa vitória, jogando em casa, contra a excelente equipe do Botafogo;.

Para o confronto de hoje, com o apoio da torcida, Ricardo Oliveira espera ajustar a equipe para surpreender os cariocas. ;É um adversário muito difícil, em ritmo de competição. A gente espera ajustar as nossas movimentações, as nossas defesas, para que a gente possa tentar surpreender o Botafogo aqui dentro de casa. O grupo está motivado e isso nos dá condição de chegar com muita vontade, muita raça, para tentar superar a vantagem do Botafogo com relação ao ritmo de jogo;.

A equipe carioca não contará com seu principal jogador, o armador americano Jamaal Smith. O norte americano está em seu país para resolver problemas pessoais. Sob o comando de Léo Figueiró, eleito melhor treinador da temporada 2018/19, o Botafogo também segurou a base do elenco e contratou Paulinho Boracini, Lucas Mariano, Wesley Senna e Du Sommer. Semifinalista do NBB 11, o alvinegro promete mais uma boa campanha nesta temporada.