Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Sob pressão, Rafaela Silva é bronze no DF


Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e campeã mundial, Rafaela Silva foi eliminada na primeira competição internacional desde que testou positivo em um exame antidoping. Ontem, ela foi eliminada pela compatriota Katelyn Nascimento, 21, nas semifinais da categoria até 57kg do Grand Slam de Brasília. A competição começou ontem no Centro Internacional de Convenções de Brasília, no Setor de Clubes Sul. O país começou com dois ouros, quatro pratas e três bronzes.

Atleta do Palmeiras, Katelyn desbancou Rafaela aplicando um wazari. Na sequência, perdeu a final e amargou a prata. Rafaela ficou com o bronze ao derrotar Telma Monteiro.

No mês passado, Rafaela Silva testou positivo no Pan de Lima para a susbstância proibida fenoterol ; presente em remédios para doenças respiratórias que têm efeito broncodilatador. Consequentemente, perdeu o ouro conquistado no Peru. Ela ainda não foi julgada pela Federação Internacional, tem permissão para competir, mas pode ser suspensa por até quatro anos.
;Essa medalha de bronze foi batalhada, muitos atletas de alto nível;, comentou Rafael Silva.

Ontem, o Brasil conquistou dois ouros, quatro pratas e três bronzes. Allan Kuwabara brilhou na categoria até 60kg ao derrotar o compatriota Eric Takabatake na final. Daniel Cargnin foi ao degrau mais alto do pódio ao bater o italiano Manuel Lombardo.