O Flamengo perdeu ontem a chance de ficar tranquilo na ponta do Campeonato Brasileiro ao empatar em 0 x 0 com o São Paulo, no Maracanã. Os cariocas tiveram amplo domínio do jogo, mas se mostraram pouco inspirados e enfraquecidos com a opção do técnico Jorge Jesus de poupar os laterais titulares, Rafinha e Felipe Luiz. Quando resolveu colocar os dois, no segundo tempo, o estreante técnico do São Paulo, Fernando Diniz, já havia rearrumado o time de forma a segurar o ímpeto rubro-negro. Deu certo e a torcida que lotou as arquibancadas viram o Flamengo decepcionar e fechar a sequência de oito vitórias.
Pensando da semifinal da Copa Libertadores, contra o Grêmio, na próxima quarta-feira, o Flamengo foi a campo com Rodinei e Renê nas laterais e o paraguaio Piris da Motta na vaga de Gerson. Nos primeiros minutos, de intensa pressão sobre o São Paulo, parecia até que a ausência dos titulares não seria sentida. Mas, com o passar dos minutos ; e um gol bem anulado de Daniel Alves, impedido, para os paulistas ;, a difererença foi sentida.
Daí, o jogo bem articulado do Flamengo deu vez à afobação e à falta de criatividade, que contaminou todo o time. Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol não conseguiram as jogadas que vêm sendo a marca do ataque rubro-negro.
Apesar da movimentação, o trio conseguiu ser bem anulado pela defesa são-paulina. Willian Arão até pareceu com frequência na área, mas padecia de criatividade. Quase marcou duas vezes, mais pela disposição do que pelo jogo bem articulado da equipe.
A superioridade do Flamengo era em toque de bola e domínio territorial, mas sem efetividade. Jorge Jesus, então, decidiu recorrer à fórmula correta. Só que o São Paulo já havia aprendido a jogar, rearrumou a marcação e se preparou para ir à frente quando houvesse oportunidade ; e deu trabalho jogando assim.
Nos 20 primeiros minutos da segunda etapa, Volpi fez outras três boas defesas. Primeiro em chute cruzado de Bruno Henrique e depois em jogadas em velocidade de Rafinha e Gerson. A melhor chance do time paulista foi quando, num contra-ataque, Antony se aproveitou de falha do zagueiro espanhol Pablo Marí e finalizou forte. Diego Alves mostrou reflexo e espalmou para escanteio.
O São Paulo continuou se segurando bem na defesa e Fernando Diniz passou pelo teste de fogo de dirigir uma equipe somente com poucas horas de efetivação no posto de técnico. Já Jorge Jesus terá de repensar sua tática, pois, pelo futebol que o Flamengo mostrou, terá dificuldades contra o Grêmio, no Olímpico, no primeiro jogo que decide quem vai à final da Taça Libertadores ; sonho acalentado por dez entre dez rubro-negros.