A 22; edição do Candangão Feminino começa amanhã, com três equipes a mais em relação à temporada passada. Ao todo, oito times buscarão o título local, que vale vaga na Série B do Campeonato Brasileiro de 2020. Minas Icesp e Cresspom são os favoritos para levar mais um caneco. Brazlândia, Ceilândia, Estrelinha, Paranoá, Real e Santa Maria também estão na disputa pela da inédita taça.
Campeão nos últimos três anos, o Minas Icesp chega confiante no tetracampeonato. As Minas disputaram a elite nacional do futebol feminino neste ano e garantiram a permanência. Por isso, se faturar o título local, a vaga na segunda divisão brasileira ficará com as vice-campeãs. O Cresspom, maior vencedor do DF, ostenta sete taças na estante. A equipe perdeu a hegemonia para o Minas Icesp nas últimas edições, mas foi vice em 2018 e ficou com a vaga da Série B deste ano. Na segunda divisão, a agremiação amarela perdeu todos os jogos e figurou na lanterna do Grupo 5.
Pela primeira vez, o Ceilândia fez um evento para apresentar a equipe feminina. As ;Gatas Pretas;, que foram eliminadas pelo Cresspom nas semifinais de 2018, contarão com o apoio do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), que vai ceder professores e alunos dos cursos de saúde para colaborar no aumento do desempenho do time.
Uma das novidades no Campeonato Candango deste ano é o Brazlândia, que será composto pelo grupo sub-18 do Minas Icesp. De acordo com a presidente Nayeri Albuquerque, a criação de uma equipe B foi uma estratégia, pensada logo após o Campeonato Brasileiro de base, para não perder a estrutura e o elenco montados, oferecendo mais experiência às jovens jogadoras.
1; rodada
Amanhã
10h Paranoá x Real
(Estádio JK)
Cresspom x Santa Maria
(Cresspom)
15h30 Minas/Icesp x Brazlândia
(Minas Tênis Clube)
Estrelinha x Ceilândia
(Cresspom)